Substituição da correia dentada do renault master
Substituição da correia dentada do renault master

Figura 1


Figura 2


Figura 3


Figura 4


Figura 5


Figura 6

1- Para criar espaço junto a correia dentada, apóie o motor com um macaco jacaré.

2- O suporte do lado direito do motor é composto por três partes em alumínio fundido (A, B, C). Desmonte a parte A, solte o coxim (D) e, em seguida, as partes B e C do suporte (Fig. 01).

3- Retiradas estas 4 partes, desmonte a capa plástica de proteção (E) da correia dentada (Fig. 02).

4- Observe as letras PMH" gravadas na polia da árvore de manivelas (sugere-se retirar a roda dianteira do lado direito para ter-se bom ângulo de visão). Com uma chave E18 gire esta polia de forma a deixar as letras "PMH" para baixo (Fig 03).

5- Nesta posição da polia da árvore de manivelas os chanfros (cortes) existentes nos dois eixos do comando estarão voltados para a frente do veiculo (Fig. 04).

6- Retire o parafuso do suporte do filtro de óleo e introduza o pino Raven 151009-C no seu lugar, imobilizando a árvore de manivelas (Fig. 05).

7- Instale a ferramenta 151009-B atrás da polia do comando de escape, fixando-a no furo do suporte (Fig. 06).

8- Instale a ferramenta 151009-D atrás da polia do comando de admissão, fixando-a no furo do suporte (Fig. 07).

9- Retire a correia dentada.

Obs.: Nas polias em que não for possível ler as letras "PMH”, determine o PMS no 1º cilindro do motor usando a ferramenta Raven 801136.

Atenção : antes de instalar uma nova correia, verifique o estado do tencionador, polias e rolamentos. Subistitua-os se apresentarem qualquer desgaste ou folga.

10- Instale a nova correia em torno da polia dentada da árvore de manivelas. Afrouxe os parafusos das polias do comando de válvulas, caso seja necessário, para acomodar a nova correia (Fig. 08).

11- Instale o rolamento tecsionador de modo que o seu indicador de tensão fique encostado na ferramenta 151009-B. Verifique ainda se o pino guia está perfeitamente alojado na carcaça do motor (Fig. 09). Feito isto, com uma chave estrela de 13 mm, encoste o parafuso do rolamento tencionado.

12- Utilizando uma chave Allen 6 mm, ajuste a tensão da nova correia dentada. Se o esticador da ferramenta 151009-B estiver alinhado com sua base superior, a tensão da correia dentada estará carreta (Fig. 10). 13- Aperte todos os parafusos (vide notas abaixo), retire as ferramentas do comando de válvulas 151009-B, 151009-D, o pino de fixação da árvore de manivelas 151009-C e dê duas voltas no motor manualmente pelo parafuso que fixa a polia da árvore de manivelas. Confira a posição do tencionador do rolamento e as marcações do sincronismo. Caso estejam carretas, instale os acessórios que foram desmontados logo no início.
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