Ajuste do PMS dos motores Ford Zetec SE 1.4 16V e DOHC 1.8 16V
Ajuste do PMS dos motores Ford Zetec SE 1.4 16V e DOHC 1.8 16V

Figura 1


Figura 2


Figura 3


Figura 4


Figura 5


Figura 6

Confira aqui os passos o ajuste do PMS nos motores do Fiesta 1.4 16V utilizando a ferramenta Raven B-413:

1°) Remova a tampa das velas de ignição.

2°) Retire todas as velas para facilitar a movimentação dos pistões.

3º) Remova a tampa superior da correia de distribuição (se além do sincronismo, for substituir a correia, retire também a tampa inferior de proteção).

4°) Retire agora a cobertura do cabeçote.

5°) Remova o bujão do lado direito do motor próximo ao 1o cilindro. (fig. 1)

6°) Instale o PINO-TRAVA da ferramenta B-413 rosqueando-o no alojamento do bujão. (fig.2)

7°) Gire o motor no sentido horário pelo parafuso da polia até perceber que o eixo da árvore de manivelas tenha tocado o PINO. Esta situação coincide com o ponto morto superior (PMS) do 1' cilindro.

8°) Com a RÉGUA da ferramenta B-413 instalada nos rasgos existentes nos eixos dos comandos confira o sincronismo dos comandos de admissão e escape. (fig.3)

9°) Caso o comando de admissão, de escape, ou ainda ambos, estejam fora de sincronismo remova a régua da ferramenta afrouxe o parafuso da engrenagem do comando e execute o sincronismo.

ATENÇÃO: Nunca aperte os parafusos da engrenagem de comando com a régua da ferramenta B-413 instalada. Isso poderá provocar a quebra do comando.

No motor Ford Zetec 1.8 16V (Escort) siga estes passos:

NOTA: Para essa versão de motor não é utilizado o PINO da ferramenta B-413

1°) Gire a árvore de manivelas até aproximadamente 60o antes da marcação do PMS. (Fig.4)

2°) Depois de montadas as árvores de comando de válvulas, com suas tampas, tampas dos mancais, retentores e engrenagens, alinhe as árvores do comando de válvulas com a régua da ferramenta B-413.(Fig.5)

NOTA: Os rasgos nas extremidades das árvores do comando de válvulas devem ficar na horizontal e acima da superfície de contato da tampa do cabeçote do motor. Os ressaltos de admissão e de escape do cilindro devem apontar para o centro do motor.

3°) Faça a aferição do PMS observando se as marcações da polia e do cárter estão coincidentes; (Fig.6)

ATENÇÃO: Ao girar a árvore de manivelas, rode simultaneamente a correia de distribuição.

Legenda para Figura 6 (marcas de PMS) :

1- Marca de PMS no cárter.

Marca do PMS no conjunto polia / amortecedor.
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