Produzido por:
Conheça a loja
Proteção e cuidados

A importância do uso de EPI para prevenir lesões no trabalho

Ouça esse conteúdo
30. julho. 2024
5. Min. de leitura
Resumo:

Você sabe qual é a importância do uso de EPI em diferentes setores? Compreender essa questão é uma forma de prevenir acidentes e lesões corporais que, muitas vezes, podem ser irreversíveis.

Em alguns segmentos, é necessário manipular objetos cortantes, produtos químicos e de altas temperaturas diariamente. Para isso, é obrigatório usar equipamentos de proteção individual (EPIs).

O uso adequado dos equipamentos de proteção individual por parte dos profissionais é benéfico não só para eles, mas também para os empregadores, que têm a certeza de que seus colaboradores estão em segurança. Portanto, entenda a importância do uso de EPI e as principais opções disponíveis para assegurar a sua integridade física.

Por que usar EPIs é tão importante?

Muitas situações no dia a dia do trabalhador podem ser evitadas se houver conscientização do uso de EPI. A NR6 é o órgão responsável que estabelece os requisitos e responsabilidades sobre o uso dos equipamentos.

Cabe ao empregador promover a segurança do trabalho, fornecer os EPIs necessários e orientar os colaboradores a usá-los corretamente. Ao identificar os riscos ocupacionais, é essencial tomar medidas para diminuir a incidência de doenças e lesões corporais.

As situações de risco mais comuns ocorrem no manuseio de produtos químicos e ferramentas cortantes, ou em quedas de objetos. A importância do uso de EPI vai além de reduzir lesões no trabalho. Afinal, colaboradores seguros são mais produtivos no setor em que atuam.

Quais são os tipos de EPIs?

Homem colocando as luvas de proteção

Agora que você conhece a importância dos EPIs no trabalho, precisa conhecer os principais e as suas funções. Cada um é adequado para determinada operação. Confira os detalhes a seguir.

Capacete

O capacete é um dos EPIs mais usados, principalmente na construção civil, em petroquímicas e mineradoras. Fabricado com materiais resistentes, normalmente sintéticos, ele protege a cabeça contra quedas de objetos, pancadas e choques mecânicos.

Há alguns modelos com protetor facial que aumentam a segurança das áreas do rosto durante as atividades. Eles geralmente são adequados para pessoas que trabalham em zonas rurais e rodovias.

Óculos de proteção

Ao trabalhar com produtos químicos e materiais que propagam poeira, é fundamental proteger os olhos. Os óculos de proteção previnem alergias ou lesões oculares graves.

Esses EPIs de segurança também são essenciais na indústria metalúrgica. Eles protegem a região dos olhos de partículas de metais, respingos de líquidos químicos, faíscas e resíduos de materiais de solda.

É possível encontrar versões fabricadas com lentes coloridas. As amarelas e verdes, por exemplo, são indicadas para trabalhos ao ar livre, pois protegem contra a luz solar. Alguns modelos também conseguem filtrar os raios UVA e UVB em até 99%.

Luvas de proteção

O contato com substâncias químicas ou abrasivas e ferramentas cortantes pode lesionar a pele ou causar irritações severas. As luvas de proteção são fabricadas com materiais específicos para amenizar esses riscos.

Os modelos de látex, por exemplo, são muito comuns em hospitais, em laboratórios e na indústria de alimentos. Inclusive, o material flexível facilita os trabalhos que exigem sensibilidade ao toque.

Outras luvas são mais resistentes, produzidas com couro ou revestidas com malha metálica. Essas opções são eficientes para proteger as mãos contra faíscas, cortes, perfurações e elementos abrasivos.

Máscara de proteção

Saber sobre a importância do uso de EPI para proteger o nariz é essencial para evitar problemas respiratórios. Na construção civil, por exemplo, os trabalhadores costumam mexer com produtos químicos perigosos e com poeira.

Esse setor não é o único que requer cuidados e proteção das narinas. Na indústria, por exemplo, frequentemente é necessário manusear solventes e tintas. Além disso, os profissionais da área da saúde ficam suscetíveis a agentes infecciosos e microbianos.

Então, a máscara de proteção evita que todos esses profissionais respirem partículas químicas nocivas, poeira ou microrganismos infecciosos. Para cada setor, existe um tipo específico desse EPI ― algumas opções são descartáveis ou reutilizáveis.

Bota de segurança

A bota de segurança oferece a proteção necessária para colaboradores que atuam nos segmentos de construção civil, agricultura, frigoríficos, indústrias químicas, entre outros. Esse EPI feito com material mais resistente protege os pés de objetos pesados que podem cair.

Os modelos de PVC, por exemplo, são impermeáveis e evitam que a água e outros fluidos entrem no calçado. É possível escolher botas forradas com poliéster, que mantêm os pés aquecidos, principalmente em frigoríficos.

Já em indústrias metalúrgicas, é comum estar exposto a altas temperaturas. Existem botinas que protegem os pés de queimaduras e choques elétricos, muito úteis para trabalhos nesse segmento.

Protetor auricular

O barulho de maquinários em obras e em setores industriais pode afetar a audição devido aos ruídos provocados pelos maquinários. O protetor auricular oferece conforto auditivo para os profissionais, evitando a perda da audição.

Os modelos de 16 dB, por exemplo, são muito eficazes em estaleiros, serralherias e oficinas. Existem várias opções flexíveis feitas de silicone com boa vedação que se ajustam aos ouvidos, reduzindo a pressão sonora.

Já as versões tipo concha são semelhantes a um fone de ouvido para ouvir música. Eles tapam toda a parte externa da orelha, oferecendo total segurança no trabalho contra altos níveis de ruídos.

A Loja do Mecânico oferece os EPIs de que você precisa

Gostou de conhecer a importância do uso de EPI? Na Loja do Mecânico, há uma grande variedade de botas, luvas, óculos e muito mais. Confira os equipamentos e proteja sua equipe agora mesmo.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!