Saiba qual é a importância e como alinhar o carro
Para um veículo ter um desempenho perfeito e segurança, é essencial que passe por revisões e procedimentos preventivos. E um deles é o alinhamento das rodas. Pensando nisso, a Loja do Mecânico preparou este conteúdo sobre como alinhar o carro. Continue a leitura e confira.
O que é o alinhamento das rodas?
Com o tempo, as rodas do veículo sofrem um desgaste por conta de buracos e irregularidades na estrada, fazendo com que os eixos fiquem desalinhados. Então, a dirigibilidade do automóvel é afetada. Nesse caso, o alinhamento do carro padroniza as 4 rodas, para que elas funcionem de forma paralela nas ruas.
Se você notar que os pneus do seu veículo estão com o desgaste desigual, leve-o a uma oficina, pois esse é um dos indicativos de que é necessário fazer o alinhamento dos pneus.
Qual a frequência correta para o procedimento?
De forma geral, assim como uma troca de óleo, por exemplo, é recomendável que o carro seja alinhado a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas, além do sinal de desgaste, apontado no tópico acima, é fundamental ficar atento a outros fatores que indiquem que o veículo precisa de manutenção.
Um deles é a trepidação no volante enquanto você estiver dirigindo. Além disso, veja se está com dificuldade de controlar a direção e se o carro está “puxando” para algum lado, fazendo movimentos bruscos.
Um teste simples é acelerar o carro até 60 km/h em uma via com pouco movimento e frear até ele parar. Se o volante “puxar”, é hora de ir para a oficina. O teste também pode ser feito com uma velocidade de 20 km/h em uma rua vazia. Nela, o condutor pode soltar rapidamente o volante para sentir se o veículo “puxa” para algum lado.
Quais são os benefícios de fazer o alinhamento?
Ao fazer o alinhamento da direção, o motorista e os passageiros notarão maior conforto. Além disso, haverá economia de combustível e ainda mais segurança por conta da maior estabilidade do veículo. Outro ponto importante é que, com esse procedimento, a vida útil dos pneus aumenta.
Como fazer o alinhamento?
Para alinhar o carro, o profissional irá executar o serviço no conjunto de pneus e rodas. Inicialmente, será utilizada uma máquina específica para o balanceamento, e ela identificará os pontos com peso em excesso e desnível.
Então, são colocados pesos no exterior e no interior da roda, para que o peso seja contrabalanceado enquanto ela gira. Porém, nos ajustes de alinhamento, devem ser utilizados 3 ângulos: caster, cambagem e convergência/divergência. A seguir, veja como funciona cada um deles.
Caster
Com uma espécie de linha imaginária entre os pivôs inferiores e superiores da suspensão. É possível medir o pino-rei ou o ângulo de inclinação do eixo de direção, para garantir a estabilidade direcional e central.
Cambagem
O procedimento de cambagem é feito em referência ao ângulo da roda. Se ela estiver com uma inclinação excessiva, acontecerá um descarte de forma desigual. Existem 2 tipos: a positiva e a negativa.
Convergência/divergência
Este procedimento é feito para medir a distância entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus. Assim, será realizado um ajuste, que fará com que os desgastes dos pneus diminuam, principalmente quando o carro frear.
É necessário fazer balanceamento junto com o alinhamento?
A resposta para essa pergunta é não, já que um não depende necessariamente do outro. Geralmente, o balanceamento é feito quando o volante está duro demais, vibrando, quando são trocados os pneus do veículo ou quando a quilometragem indicada pelo mecânico for alcançada.
Existe alinhamento traseiro?
Além de saber como fazer o alinhamento do carro, é importante descobrir se esse procedimento também deve ser realizado na parte traseira. Os automóveis costumam ser alinhados apenas nas rodas dianteiras, mas há veículos com suspensão traseira independente, e estes precisam alinhar as rodas traseiras.
Tipos de alinhamento
Ao todo, são 3 tipos de alinhamento: 3D, manual ou óptico e eletrônico computadorizado ou a laser. Saiba mais sobre cada um deles e suas diferenças.
Alinhamento 3D
Neste tipo, são instalados refletores nas rodas com um sensor que lê as medidas e mostra as suas variações em relação ao padrão de fábrica, além do desenho tridimensional do veículo.
Manual
Feito por canhões de luz presos às rodas, são projetados feixes luminosos em um painel à frente do automóvel. Dessa forma, é possível saber o quão desalinhado está o automóvel.
Eletrônico computadorizado
Neste procedimento, em vez de canhões de luz, são utilizados projetores a laser. Com eles, é possível ganhar mais agilidade e precisão no processo de alinhamento do veículo.
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