Saiba como cortar parede e quais equipamentos usar
Você precisa instalar janelas, portas ou conduítes, mas não sabe como cortar parede? Esse processo é muito comum, não só em reformas residenciais e comerciais, mas na construção de túneis, por exemplo.
Saber o equipamento adequado para cada tipo de parede é fundamental para agilizar a obra e fazer o trabalho com praticidade. Neste conteúdo, você aprende como cortar parede da melhor forma e quais equipamentos usar. Confira!
Quais ferramentas usar para cortar a parede?
Antes de saber como cortar parede, é preciso conhecer as melhores ferramentas de acordo com o material trabalhado. A seguir, descubra quais são as principais e como funcionam.
Serra tico-tico
Se você não sabe como cortar parede de drywall com facilidade, esta é uma ótima ferramenta. A serra tico-tico destaca-se pela versatilidade, sendo muito utilizada em marcenarias e serralherias.
Por ser leve e ergonômica, a serra tico-tico também é indicada para cortar painéis de fibra de madeira com comodidade. Normalmente, esse trabalho é feito na fase final da obra, para instalar tomadas, interruptores e luminárias.
Serra sabre
Utilizar a serra sabre é uma das formas de como cortar parede de tijolo rapidamente. O equipamento realiza cortes rápidos e precisos. Ele pode ser ajustado para fazer cortes retos ou em até 45º.
Por ter diferentes tipos de lâminas, ferramenta é versátil e ajusta-se conforme o tipo de material que será cortado. Ela é ideal para profissionais que priorizam cortar paredes com praticidade.
Serra de alvenaria
A serra de alvenaria é uma ótima forma de aprender como cortar parede construída com materiais rígidos, como o concreto. Como possui lâmina dentada de metal resistente, ela é eficiente e resistente ao desgaste.
Essa ferramenta para cortar parede é muito usada em projetos de construção civil, para fazer aberturas para janelas e portas. Ela é uma alternativa moderna e eficiente aos tradicionais martelos e cinzéis.
Cortador de gesso
Existem diversos modelos de cortador de gesso no mercado que oferecem praticidade e precisão. Além de serem eficientes e terem alto desempenho, essas máquinas se ajustam conforme a espessura da parede.
Elas são utilizadas para instalar luminárias de teto e fazer divisórias em projetos de arquitetura. Além disso, cortam paredes feitas com drywall.
Martelete
O martelete quebra estruturas e superfícies de diferentes espessuras. As mais comuns são paredes de alvenaria de tijolos e blocos de concreto. Ele também tem alta potência para demolir lajes e locais com pedras.
A ferramenta ainda é utilizada para fazer furos para instalar tubulações, conduítes e fixar elementos estruturais. Ela funciona em várias aplicações na construção civil.
Dicas essenciais de como cortar parede
Saber como cortar parede de concreto, gesso, drywall e outros materiais é fundamental para ter bons resultados e agilidade na obra. Veja dicas práticas de como fazer esse serviço.
Parede de concreto
Embora seja muito comum na construção civil, a parede de concreto exige avaliação de alguns aspectos, como tamanho, espessura e peso para remover os blocos. Normalmente, são utilizadas máquinas potentes, com disco diamantado, que realizam cortes precisos e dispensam o acabamento.
Antes de iniciar o corte, demarque o local a ser cortado para facilitar o procedimento. Siga a marcação até contorná-la. Para finalizar, você pode utilizar um martelete. Feito isso, os blocos desprendem-se com facilidade.
Parede de gesso
Você não sabe como cortar parede de gesso? Com o equipamento indicado, você faz esse trabalho tranquilamente. O processo é simples, já que o material é mais leve que a alvenaria.
Para começar, marque o local que deseja cortar para facilitar o corte. Feito isso, apoie a máquina no gesso e siga as marcações. Quando finalizar, é só retirar a parte cortada.
Esse processo também pode ser feito com paredes de drywall. Alguns equipamentos tornam esse trabalho mais prático, pois possuem um compartimento que aloja os resíduos do material.
Parede de tijolo
Se o seu objetivo é cortar parede de tijolos para instalar conduítes, você pode utilizar uma máquina com cinco discos. Assim, não é preciso usar outras ferramentas para quebrar as peças e finalizar.
O ideal é fazer o corte refrigerado. Só ligue a bombinha para a água sair nos discos e iniciar o procedimento. Posicione a máquina de cima para baixo e siga cortando. Quando chegar próximo ao conduíte, finalize com a talhadeira para não cortar.
Em todas as técnicas de corte, é fundamental utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs): óculos, luvas e máscaras.
Os melhores equipamentos estão na Loja do Mecânico
Agora que você já sabe como cortar parede e quais equipamentos usar, confira as opções na Loja do Mecânico e adquira a mais adequada. Na loja de quem faz, você pode comprar as ferramentas que precisar e parcelar em até dez vezes. Não perca tempo!
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!