Produzido por:
Conheça a loja
Ferramentas

Entenda como funciona a polia e quais os principais tipos

Ouça esse conteúdo
04. julho. 2024
5. Min. de leitura
Resumo:

A polia, também conhecida como roldana, é uma peça mecânica muito utilizada em diferentes setores para suportar o peso e movimentar cargas. Mas você sabe como funciona a polia?

Presente em vários setores, esse equipamento é formado por uma ou mais rodas, e pode ser fabricado em diferentes materiais. No blog da Loja do Mecânico, você entende o que é polia, como funciona e quais são os principais tipos.

O que é polia?

Antes de saber como funciona a polia, é válido entender mais sobre essa pequena máquina. Segundo os historiadores, ela foi inventada pelo físico e engenheiro Arquimedes de Siracusa (287 a.C. a 212 a.C.). Ele a usou pela primeira vez para mover um navio.

Desde então, a ferramenta se modernizou e desempenha um papel essencial, principalmente na construção civil, para içar cargas. Porém, não é só na construção civil e em indústrias que a polia é utilizada.

equipamento também faz parte do funcionamento de sistemas de elevação, como em elevadores e máquinas. Além disso, é fabricado em diferentes materiais, como ferro fundido ou nodular, inox e alumínio. O tipo de matéria-prima dependerá dos acessórios que passam pelo sulco para movimentá-la.

Por exemplo, a polia para correia normalmente é feita com ferro fundido ou nodular. Contudo, há polias produzidas em nylon ou poliuretano. Elas ainda podem ser robustas, pesadas ou mais leves.

Como a polia funciona?

Além de servir para suportar e mover cargas, a polia equilibra a força de objetos pesados. Esse processo é possível porque ela possui uma roda com um sulco no meio, por onde passam fios, cabos, correntes ou cordas. Mas como funciona a polia?

No caso da polia móvel, é possível reduzir o peso de uma carga porque ela possui o eixo livre, ou seja, não é fixado em nenhum lugar. Então, tem a capacidade de reduzir a força para levantar ou mover um objeto, por exemplo.

Já a polia fixa possui o eixo fixo em algum ponto de apoio, como em um teto. Sendo assim, ela não se move para os lados. Esse tipo não consegue equilibrar a força do objeto, somente transportá-lo para cima e para baixo e colocá-lo em um determinado lugar.

Quais os tipos de polia?

Imagem sobre como funciona a polia

Agora que você sabe como funciona a polia, chegou a hora de conhecer os principais modelos. Existem equipamentos com aplicações específicas, usadas em operações de resgate, içamento de cargas, entre outros. Veja a seguir.

Polia dupla

polia dupla é amplamente utilizada em atividades em altura, por isso, é de grande utilidade em resgates, mas também para mover cargas pesadas. Isso é possível porque há dois compartimentos para passar a corda de um lado para o outro, a fim de equilibrar o peso da carga.

Esse modelo de polia, em geral, é fabricado com alumínio ou aço inox, sendo capaz de suportar cargas pesadas. Além disso, é uma máquina que reduz o peso dos objetos, diminuindo o esforço e aumentando a segurança ao movimentá-los.

Polia dentada

polia dentada é essencial para o funcionamento dos motores e equipamentos em geral. Por meio de uma correia, ela transfere a potência para o equipamento operar. Para esse processo acontecer, a polia se encaixa nas correias, e ambas se movimentam em sincronia.

Também conhecida como polia sincronizada, normalmente é confeccionada em diferentes dimensões, com aço, ferro fundido e alumínio. O tamanho varia conforme as medidas do motor e da correia.

Polia industrial

As grandes indústrias e logísticas contam com máquinas, esteiras transportadoras e sistemas de elevação em suas principais operações. Aí entra a polia industrial, fabricada com materiais de alta qualidade para suportar cargas pesadas. Ela tem a mesma função que as outras polias, porém, dependendo do tipo e da forma de uso, pode ser preciso usar uma corda, correia ou corrente para acioná-la.

Existem diferentes modelos, adaptados conforme a necessidade do sistema e classificadas como peças lisas, com múltiplos canais ou ranhuras. Além do modelo de polia dentada já mencionada, existe a escalonada com aro plano, redonda, em formato de “V” simples e múltipla.

Polia recartilhada

A polia recartilhada é utilizada em máquinas, como o ranhurador. Esse equipamento foi desenvolvido para criar ranhuras nas superfícies difíceis de acessar de madeiras, metais ou plásticos.

Além de tudo, com o auxílio dessa polia, é possível, manusear esses materiais para fabricar várias peças. Por isso, ela é amplamente usada em máquinas para operações em empresas de engenharia e de montagem industrial.

Polia de portão

Sem esse tipo de polia, seria complicado abrir e fechar os portões de correr de indústrias, estacionamentos e garagens. Como é acoplada a um trilho fixo no chão, suporta o peso do portão para que ele se movimente na horizontal.

Além disso, essa pequena máquina tem a função de aguentar o peso e distribuir a carga uniformemente. Dessa maneira, o portão não entra em atrito com o trilho, permitindo um movimento confortável para os usuários.

Confira outros conteúdos interessantes no blog da Loja do Mecânico

Gostou de conhecer como funciona a polia? No blog da Loja do Mecânico, você encontra dicas de jardinagem, mecânica, ferramentas, máquinas e muito mais. Continue acompanhando os posts e amplie o seu conhecimento.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!