Como funciona um gerador de energia?
Para saber como funciona um gerador de energia, é preciso entender um pouco para que serve este dispositivo. Ele converte uma forma de energia em eletricidade para utilizar quando não há uma fonte para ela ou é necessária energia adicional em um local.
Existem diversos tipos e categorias de geradores de energia, que combinam com diferentes funcionalidades e ambientes. Quer entender como funciona este dispositivo? Siga com a Loja do Mecânico, porque vamos explicar todos os detalhes sobre ele.
Principais categorias e modelos de geradores de energia
Os geradores de energia são compostos por um motor, que pode ser movido por combustível ou uma fonte de energia renovável, e um alternador acoplado a ele. Quando o motor é acionado, a energia é transferida para o alternador, que a converterá em energia elétrica.
Eles são utilizados em inúmeros contextos e situações, como áreas rurais ou remotas, canteiros de obras, eventos ao ar livre, hospitais e instalações de saúde, indústrias e até residências. Para isso, é importante encontrar o gerador de energia ideal para o que você precisa, então confira as principais categorias e modelos:
Categorias
- Geradores portáteis: projetados para fornecer energia a locais remotos. Eles são compactos, geralmente movidos à gasolina ou a diesel, e podem ser transportados para qualquer lugar;
- Geradores estacionários: movidos a diesel, gás natural ou outros combustíveis, os modelos dessa categoria são maiores e capazes de fornecer energia para edifícios e indústrias, por exemplo;
- Geradores de energia renovável: sustentáveis, utilizam energia renovável para funcionar, como a solar (painéis solares) e a eólica (turbinas eólicas);
- Geradores de reserva: projetados para fornecer energia em casos de falha na rede principal, são muito utilizados em hospitais, data centers, instalações críticas e residências.
Modelos
- Gerador de energia a diesel: com alta potência, ele é capaz de arcar com uma demanda significativa de energia. É indicado para uso contínuo em aplicações comerciais, industriais e residenciais, devido à durabilidade e à eficiência;
- Gerador a gás: alimentado por gás natural, gás liquefeito de petróleo (GLP) ou biogás, é um modelo mais limpo quando se trata de emissões, podendo ser usado em residências, comerciais e indústrias;
- Gerador de energia à gasolina: usado quando a portabilidade é necessária, ele é fácil de abastecer e manusear, apesar de ter uma menor eficiência e um maior custo operacional. É ideal para o uso em eventos ao ar livre e situações de emergência;
- Gerador movido à energia solar: opção sustentável e renovável, ideal para áreas com exposição solar. Silencioso, não emite poluentes e se encaixa perfeitamente em aplicações remotas;
- Gerador eólico: captura a energia do vento por meio de turbinas eólicas para gerar eletricidade. É usado em parques eólicos em larga escala ou em residências (por meio de um modelo mais compacto).
Entenda como funciona um gerador de energia
Agora que você já sabe o que é um gerador de energia, é hora de entender mais sobre o funcionamento. O princípio básico dele é a indução eletromagnética, descoberta por Michael Faraday. Entenda mais a seguir!
Campo magnético e bobina
O primeiro ponto de destaque para saber como funciona um gerador de energia é a presença do campo magnético. O gerador possui um ímã permanente que cria um campo em torno de uma região chamada de estator. Dentro dele, há uma bobina de fio condutor que ficará livre para girar, chamada de rotor.
Rotação
Quando o rotor é ativado, ele corta as linhas de fluxo do campo magnético criado pelo estator. Esse movimento entre o campo magnético e a bobina induz uma corrente elétrica na bobina, de acordo com a lei da indução eletromagnética de Faraday.
Corrente alternada
Para entender como funciona um gerador de energia, é preciso saber que a corrente induzida na bobina é uma corrente alternada (AC). A direção e a intensidade dela alternam à medida que a bobina gira dentro do campo magnético.
Coletor e escovas
O gerador de energia possui um coletor de corrente, chamado de comutador, conectado aos terminais da bobina. As escovas de carvão ou os contatos deslizantes fazem a corrente se transferir do rotor para um circuito externo.
Regulação
Os modelos maiores de geradores possuem dispositivos de regulação que mantêm a saída de energia elétrica em um nível constante. Isso acontece independentemente da velocidade de rotação.
Loja do Mecânico: tudo à mão em um só lugar
Viu como funciona um gerador de energia? A Loja do Mecânico deixa tudo à mão em um só lugar e disponibiliza diferentes modelos de geradores para você utilizar onde precisar. Confira o catálogo que, além destes dispositivos, apresenta diversas ferramentas e máquinas que auxiliam no trabalho do dia a dia!
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!