Como instalar um ventilador de teto: materiais e cuidados necessários
Nada como um bom ventilador para trazer conforto em dias quentes. Mas você sabe como instalar um ventilador de teto de maneira prática? Esse modelo é versátil e sai na frente pelo bom custo-benefício e facilidade de instalação.
Com os materiais necessários, você mesmo pode fazer essa tarefa sem a ajuda de um especialista. Sendo assim, siga as dicas e o passo a passo do blog da Loja do Mecânico e aprenda como instalar um ventilador de teto.
Vantagens em ter um ventilador de teto
As vantagens são inúmeras, principalmente para quem deseja combinar eficiência, estilo decorativo e custo-benefício. A seguir, veja outros benefícios de instalar um ventilador.
Circulação de ar eficiente
Dependendo do tamanho do ambiente onde é instalado, o aparelho consegue circular o ar uniformemente, especialmente nos dias mais quentes do ano. Existem modelos com potência suficiente para manter o ambiente fresco e agradável.
Economia de espaço
O ventilador de teto é uma opção interessante para ambientes pequenos, pois não ocupa espaço em cima de uma mobília ou no chão, por exemplo. Desse modo, você tem espaço sobrando para colocar outro objeto.
Boa relação custo-benefício
Esse tipo de ventilador é uma das formas mais econômicas de circular o ar e amenizar as altas temperaturas. Isso não se deve apenas ao valor do equipamento, mas à economia de energia elétrica comparada ao ar-condicionado, por exemplo.
Ampla variedade de modelos
Existem modelos disponíveis no mercado com designs e acabamentos que agradam a todos os gostos. Assim, é possível instalar um ventilador de alta performance, mas que combine com a decoração e o estilo da sua casa.
Ferramentas necessárias para a instalação
Antes de aprender como instalar um ventilador de teto, você precisa saber quais as ferramentas adequadas para a instalação. Com os itens corretos, você verá que é mais fácil do que parece. Veja o que é necessário:
- chave de fenda ou Phillips;
- escada,
- furadeira;
- trena;
- fita isolante;
- passa-fios;
- parafusos e brocas.
A princípio, essas são as ferramentas básicas necessárias para instalar um ventilador de teto. Dependendo do modelo e de como está a instalação do local, podem ser necessários outros itens.
Como instalar um ventilador de teto: passo a passo
Agora é o momento de você aprender como instalar um ventilador de teto. Com um passo a passo simples e didático, você fará isso em poucos minutos. Então, separe o que vai precisar e mãos à obra!
1 – Desligue a energia elétrica
O primeiro passo é interromper a eletricidade desligando o interruptor do local onde o ventilador será instalado. Para maior segurança, você pode desativar o disjuntor na caixa de distribuição.
2 – Passe os fios
O ventilador tem um cano auxiliar de inox chamado nipe para passar a fiação das lâmpadas. Passe os fios do aparelho e do lustre por esse cano, mas deixe-os para fora da base.
3 – Encaixe a haste
O próximo passo é encaixar a haste no motor do ventilador. Se tiver dúvidas de como fazer, consulte o manual de instruções. Porém, em geral, a abertura maior fica virada para os fios. Então, prenda o pino de fixação, passe os fios do motor e do soquete e fixe o pino de segurança.
4 – Instale o suporte
Primeiro, fure o teto com uma furadeira e coloque as buchas no furo. Depois, fixe o suporte com os parafusos. Aperte-os bem com o auxílio de uma chave de fenda ou Phillips e prenda o ventilador no suporte.
5 – Conecte os fios no teto
Nesta etapa, é hora de fazer a conexão dos fios no teto do ambiente. Comece ligando os fios da fase de rede aos mesmos fios do lustre e, em seguida, conecte a lâmpada à chave de controle. Agora, você precisa ligar o fio exaustão ao do motor de ventilação e encapá-los com fita isolante.
6 – Faça a ligação dos fios na chave de controle
O próximo passo de como colocar um ventilador de teto é trocar o interruptor convencional pela chave de controle. Então, é só conectar o fio ao retorno da lâmpada e os fios da chave aos do motor e de alimentação de energia.
7 – Conclua a instalação
O último passo é encaixar as lâmpadas e o lustre, conferindo se os parafusos estão firmes. Não se esqueça de verificar com uma trena se as pás do ventilador estão niveladas. Se o aparelho tiver controle remoto, também faça os testes para confirmar o funcionamento.
Cuidados ao instalar um ventilador de teto
Apesar de não ser difícil fazer a instalação de um ventilador, é sempre bom tomar alguns cuidados e seguir as recomendações à risca. Uma delas é desligar a eletricidade para evitar acidentes.
Antes de iniciar a instalação, leia as instruções do fabricante do aparelho e confirme se o teto suporta o peso e o movimento das pás do ventilador. Por fim, conecte os fios corretamente e faça os testes de funcionamento, prestando atenção na velocidade, potenciais ruídos e vibrações fora do normal.
Na Loja do Mecânico, você encontra os melhores ventiladores
Agora que você já aprendeu como instalar um ventilador de teto, que tal dar uma olhada nos aparelhos disponíveis para a sua casa? Na Loja do Mecânico, há modelos modernos com diferentes acabamentos. Você também pode adquirir os materiais necessários para instalá-lo. Aproveite e tenha tudo à mão em um só lugar.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!