Como montar um jardim em casa: passo a passo com dicas!
Quer descobrir como montar um jardim em casa, mas não sabe por onde começar? Que tal conferir um passo a passo completo, recheado de dicas e informações para facilitar o processo?
Cultivar plantas dentro ou fora de casa é uma excelente alternativa para se aproximar da natureza e garantir mais bem-estar. Justamente por isso, a jardinagem tem ganhado cada vez mais adeptos, como hobby ou profissão.
Pensando nisso, a equipe da Loja do Mecânico preparou este artigo exclusivo, com um tutorial prático sobre como montar um jardim. Achou interessante? Continue a leitura e confira!
1. Planeje-se
Tanto para aprender como fazer um jardim simples quanto um mais elaborado, o planejamento é fundamental. Isso quer dizer que, antes de executar qualquer atividade, a dica é colocar as ideias no papel.
Esse esboço facilita a organização do processo, porque define o local, os tipos de planta, os equipamentos, entre outros. Além disso, ele permite que você limite seu orçamento e estabeleça quanto deseja gastar no seu jardim.
2. Defina o tipo de jardim e o local
Com o planejamento, você já pode arquitetar o jardim e definir um local para criá-lo. Nesse momento, vale buscar algumas inspirações e se basear nos principais tipos de jardins existentes, que incluem:
Jardim convencional
O jardim convencional é o mais comum nos quintais. Para fazê-lo, é possível usar o solo do terreno (em condições adequadas) ou vasos e cultivar plantas que se adequam bem ao ar livre, sem restrições a intempéries — sol ou chuva.
Jardim de inverno
Para quem deseja cultivar plantas dentro de casa, nos cômodos ou nas varandas, pensar sobre como fazer um jardim de inverno é uma boa alternativa. Ele funciona como uma espécie de estufa e foi pensado para o cultivo de plantas, flores e hortaliças que servem para alimentação e/ou decoração, em períodos de baixa temperatura.
Jardim seco
O jardim seco é uma excelente opção para quem não quer ou não tem tempo de realizar as manutenções necessárias no tipo convencional e pode ser montado dentro ou fora de casa. Ele é composto por plantas típicas de ambientes áridos, que exigem pouca rega e dispensam agrotóxicos, porque são resistentes a pragas, como os cactos..
Jardim aquático
Em contraponto ao seco, o jardim aquático é feito dentro da água, em vasos ou aquários próprios, com plantas aquáticas (também conhecidas como macrófitas aquáticas). É uma ótima opção para locais reduzidos, com pouca área livre para o cultivo.
Jardim de interiores
O jardim de interiores é bem parecido com o de inverno, mas se diferenciando apenas por ser uma opção mais estética, que anda junto à decoração. Em geral, quem opta por ele costuma aprender como fazer um jardim vertical, suspenso ou em vaso, que funcionam bem dentro de casa.
3. Escolha as plantas e flores
Após escolher o local e navegar entre as inspirações, é hora de decidir as plantas, flores e/ou hortaliças para compor o espaço. A dica é buscar o máximo de informação sobre as opções desejadas, para compreender as características e necessidades de cada uma.
Se a ideia é fazer um jardim ao ar livre, sugerimos espécies que gostam de sol, como palmeiras, crista-de-galo e o famoso girassol. Já se a intenção é montá-lo dentro de casa, o melhor caminho é investir nas plantas que se dão bem com meia-sombra e luz indireta, como zamioculca, costela-de-adão e antúrio.
4. Separe os equipamentos
Após escolher as plantas, outro passo importante de montar um jardim é separar os equipamentos de cultivo. Eles incluem desde instrumentos para preparar a terra, regar as plantas e fazer a adubação do solo até itens de proteção. A seguir, confira a lista do que é indispensável:
- luvas;
- regador ou mangueira;
- pá de jardinagem;
- ancinho;
- pulverizador;
- sancho,
- tesoura de poda.
5. Plante e siga com os cuidados!
O último passo de como fazer um jardim no quintal ou dentro de casa é realmente colocar a mão na terra e plantar. Você pode fazer uma semeadura direta (plantar as sementes no solo ou no vaso em que elas se desenvolverão) ou indireta (plantar as sementes em um recipiente intermediário até que as plantas germinem, depois colocá-las no jardim). A segunda opção também é usada para as mudas.
Na hora de plantar ou transferir as espécies para a terra, comece fazendo um buraco. Para sementes, cave o dobro do tamanho delas; para mudas ou plantas adultas, vá até uma profundidade que comporte a planta e as raízes. Depois, tire-as do recipiente intermediário (se for o caso), acomode-as na terra e complete/cubra o espaço com substrato, sem enterrar o caule caso haja.
Após isso, pressione levemente o entorno da muda ou em cima da semente, para facilitar o enraizamento. Regue a área cuidadosamente, sem encharcar. A partir daí, é só seguir com os cuidados, regando e podando periodicamente de acordo com as necessidades da planta. Pronto, você aprendeu como montar um jardim!
Loja do Mecânico: encontre tudo para o seu jardim!
Depois de tanta informação, deu para entender como montar um jardim em casa não é? Então, o que você está esperando para colocar a mão na massa? Na Loja do Mecânico, você encontra as melhores ferramentas para plantar e cuidar. Confira e aproveite!
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!