Produzido por:
Conheça a loja
Borracharia

Como usar macaco hidráulico? Veja o passo a passo!

Ouça esse conteúdo
07. julho. 2023
4. Min. de leitura
Resumo:

Você sabe como usar macaco hidráulico? Essa ferramenta é muito utilizada para levantar objetos pesados, usando o princípio da pressão hidráulica. Ela é bastante importante para diversas áreas da mecânica, principalmente a indústria automotiva.

Antes de explicar o que é o macaco hidráulico e como usá-lo, vale ressaltar que o bom funcionamento da ferramenta exige seguir as instruções do fabricante. Isso garante a proteção do objeto e a segurança de quem usa. Saiba mais sobre essa ferramenta, com a Loja do Mecânico, a seguir!

O que é macaco hidráulico?

O macaco hidráulico consiste em um cilindro com um pistão e uma alavanca ou um sistema hidráulico que aplica força suficiente para levantar objetos pesados. O funcionamento dele se baseia na Lei de Pascal, que diz que a pressão aplicada em um fluido confinado é direcionada igualmente em todas as direções.

Por isso, o macaco hidráulico usa um fluido – óleo, por exemplo – dentro do cilindro. Quando a alavanca é acionada ou o sistema hidráulico recebe a pressão, o pistão de cilindro é forçado para cima, o que aumentará a pressão sobre o fluido, alcançando a força necessária para levantar o objeto em questão.

Como dissemos, a ferramenta é bastante utilizada, principalmente, na indústria automotiva. Ela serve para levantar carros para a realização de reparos e a troca de pneus. Além disso, o macaco hidráulico aparece na construção civil, levantando estruturas pesadas.

Passo a passo para usar macaco hidráulico

Quer saber como usar macaco hidráulico? A Loja do Mecânico separou um passo a passo para você entender melhor como funciona a ferramenta. Lembre-se de seguir as instruções do fabricante e, se achar necessário, ter a ajuda de um profissional.

1 – Escolha a superfície

O primeiro passo para aprender como usar macaco hidráulico é escolher uma superfície plana e estável. É importante que a ferramenta esteja em uma área segura, com solo firme, para suportar o peso devidamente;

2 – Localize o ponto de apoio

A segunda etapa é localizar o ponto de apoio, ou seja, onde você precisará posicionar o macaco hidráulico. Essa informação está no manual do proprietário do veículo. Normalmente, o ponto de apoio costuma ser próximo à roda, em uma área chamada de “ponto de elevação”. Porém, há casos em que o apoio fica em outra região.

3 – Posicione o macaco hidráulico

Agora, é hora de posicionar o macaco para carro. Primeiro, coloque o macaco hidráulico próximo ao ponto de apoio do veículo, certificando-se de que a superfície plana da ferramenta esteja em contato com o solo. Depois, alinhe corretamente o macaco com o ponto de apoio.

como usar macaco hidráulico

4 – Bombeie o macaco hidráulico

O bombeamento do macaco hidráulico aumentará a pressão, levantando o objeto lentamente. Contudo, para isso, é preciso localizar a alavanca de bombeamento ou o sistema de acionamento hidráulico. Em seguida, é só bombear até alcançar a altura desejada.

5 – Verifique a estabilidade

Com o veículo elevado, cheque a estabilidade antes de iniciar qualquer procedimento nele. Para essa etapa, é recomendável utilizar suportes adicionais – como cavaletes, por exemplo –, para garantir que o carro ficará seguro durante toda a realização do procedimento.

6 – Instruções após o uso

Assim que concluir o procedimento, abaixe lentamente o veículo, liberando a pressão do macaco hidráulico. Durante este processo, tome cuidado para não posicionar nenhuma parte do seu corpo debaixo da ferramenta.

Quais são os tipos de macaco hidráulico?

  • Macaco hidráulico de garrafa: é um dos principais tipos de macaco para carro, tem um formato semelhante ao de uma garrafa e consegue suportar cargas pesadas;
  • Macaco hidráulico de piso: também chamado de “macaco de chão”, é maior, mais robusto e ideal para levantar carros ou até caminhões;
  • Macaco hidráulico de tesoura: utiliza um mecanismo de tesoura para levantar os objetos, tem um tamanho menor e mais compacto, e é utilizado em operações de manutenção industrial ou residencial;
  • Macaco hidráulico de transmissão: é projetado para levantar e posicionar transmissões de veículos;
  • Macaco hidráulico de longo alcance: pode ser usado em espaços confinados e serve para levantar objetos de difícil acesso;
  • Macaco hidráulico de empilhadeira: também chamado de “macaco de garfo”, é montado em uma empilhadeira e usado para levantar cargas pesadas ou ajustar altura de carga em prateleiras ou estantes.

Loja do Mecânico: tudo à mão em um só lugar!

Viu como usar macaco hidráulico é fácil? A Loja do Mecânico espera ter ajudado com o passo a passo do uso. Aproveite e encontre tudo à mão em um só lugar, no nosso site. Por aqui, você encontra ferramentas automotivas, manuais e muito mais. Confira o catálogo!

 

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a empresa conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Nela, o cliente tem tudo à mão em um só lugar e ainda conta com dicas de especialista no blog!