Como usar paquímetro: aprenda a fazer as medidas corretamente
Você sabe o que é e como usar paquímetro? Esse instrumento é amplamente utilizado no setor industrial para medir tubos, porcas e parafusos. Por ser versátil, é muito útil na engenharia, na indústria automotiva, na aeroespacial, entre outras áreas.
A ferramenta mede com precisão. Ela está disponível no mercado em vários modelos para atender a diferentes necessidades. No Blog da Loja do Mecânico, você aprende como usar paquímetro e conhece mais sobre ele. Confira.
O que é um paquímetro?
O paquímetro é composto por duas hastes — uma delas desliza sobre uma régua numerada. Ele tem dois bicos de medição: um móvel, conectado ao cursor, e outro fixo, ligado à escala de milímetros.
Em geral, essa ferramenta de medição tem numerações em polegadas, centímetros e milímetros. Já o cursor móvel é chamado de vernier ou nônio e tem uma escala medidora.
O instrumento é fabricado em aço inoxidável ou plástico, mas existem opções inovadoras, como o paquímetro digital. Esse modelo mostra os valores da escala de medição diretamente no visor.
Para que o paquímetro serve?
Antes de saber como usar paquímetro, é importante conhecer as funções do instrumento. Ele consegue realizar medições entre duas superfícies opostas, internas, externas, de altura e profundidade de uma peça.
Essas formas de medição são usadas para descobrir as medidas de objetos pequenos com precisão. Por exemplo, os eletricistas usam o instrumento para obter o diâmetro de uma porca, enquanto os engenheiros mecânicos medem componentes ou estruturas em projetos.
Tipos de paquímetro
Cada tipo de paquímetro tem características diferentes, servindo para medições específicas. Antes de aprender como usá-los, é fundamental conhecer as versões disponíveis. Veja os detalhes a seguir.
Paquímetro universal
O universal é o mais comum e mais prático. Com o mesmo instrumento, você consegue realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Ele também serve para medir mangueiras, terminais, conexões e fazer conferências de prensagens.
Paquímetro universal com relógio
Esse modelo é semelhante ao anterior, mas tem um relógio que facilita a medição. A leitura é apresentada no ponteiro, que se movimenta ao longo de uma escala numerada. A versão é comumente utilizada em oficinas, metalúrgicas, indústrias automotivas, entre outros locais.
Paquímetro digital
Um dos mais práticos e simples de usar. Nesse modelo, a escala de medição é apresentada em um display, proporcionando maior agilidade. Também há versões que fixam as informações para transferência dos dados em outros dispositivos.
Paquímetro de profundidade
Esse tipo de paquímetro é exclusivo para medir a profundidade de furos, principalmente de porcas. O equipamento tem uma haste simples, longa e fina. Ela alcança as áreas mais difíceis de acessar.
Afinal, como usar paquímetro?
Agora, chegou a hora de aprender como usar paquímetro. Você vai ver: não é tão complicado quanto parece. Abaixo, confira como manuseá-lo conforme cada tipo de medição.
Medição externa
Para realizar essa medição, a peça deve ser posicionada o mais profundamente possível na “boca” do paquímetro. A escala inferior demarca a medida do diâmetro na escala central da ferramenta.
Por exemplo, se um parafuso tiver 5 mm, a escala inferior apontará o número 0. Na central, o risco indicará o número 5. Porém, dependendo da medição, será preciso medir o décimo de milímetro da peça.
Observe se o número se alinha com a escala do meio. Esse procedimento é simples, por exemplo, se o indicador de milímetros for 4, significa que o parafuso tem 5,4 mm.
Medida interna
Para medir o diâmetro interno de um parafuso, é preciso colocar a peça nas orelhas do paquímetro, que deve estar sempre paralelo. Basicamente, esse tipo de medição é feito da mesma forma que a medida externa. Basta observar a escala para obter o resultado.
Medida de profundidade
Como fazer a medição de profundidade? Não é preciso ter um paquímetro específico, pois o modelo universal consegue realizar essa tarefa com precisão. O primeiro passo é desenroscar a haste localizada à direita da escala fixa e colocar dentro da peça a ser medida.
Em seguida, mova a parte móvel para baixo até encostar na peça. Então, é só conferir o início do paquímetro e observar a numeração até onde a escala se desloca.
Medida de ressalto
Para medir o ressalto, utilize o topo fixo e a parte móvel do paquímetro. Apoie a parte maior da peça na parte fixa do instrumento e feche a móvel devagar, até que o topo encontre o final da peça.
Em seguida, retire-a e trave o instrumento para realizar a leitura, observando o comprimento e a abertura. Então, confira qual dos traços da escala móvel está coincidindo com a fixa para obter a medição.
Encontre instrumentos de medição na Loja do Mecânico
Agora que você aprendeu como usar paquímetro, conte com a Loja do Mecânico para facilitar os trabalhos no dia a dia. Além dessa ferramenta, você encontra outros produtos de marcas renomadas no mercado. Confira e tenha tudo à mão em um só lugar.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!