Conheça os principais tipos de disco para esmerilhadeira
Quais são os tipos de disco para esmerilhadeira? Existem diversos modelos disponíveis no mercado, cada um deles projetado para realizar tarefas específicas. Para ajudar você a entender melhor sobre isso, a Loja do Mecânico separou os principais.
Antes de mais nada, é importante você entender a tarefa que deseja realizar com o disco para esmerilhadeira. Certifique-se de que está utilizando o disco compatível com a sua máquina, levando em consideração não só o tamanho, mas também a velocidade máxima recomendada pelo fabricante.
1- Disco de corte
O disco de corte para esmerilhadeira é o mais utilizado. Ele possui uma borda fina e cortante, usada para o corte de materiais como metais, concreto, azulejo e até mesmo pedras. Seu principal objetivo é fazer cortes rápidos e precisos, sempre se guiando pelo diâmetro adequado para a sua máquina.
Esse é um dos tipos de disco para esmerilhadeira produzidos com materiais abrasivos, como óxido de alumínio e carbeto de silício. Eles são usados junto com uma resina que forma uma estrutura sólida. O disco de corte pode apresentar uma tela de reforço interna, que aumenta a resistência e a estabilidade do corte.
2- Disco de desbaste
O disco de desbaste para esmerilhadeira também é conhecido como “disco de rebolo”. Ele tem como função remover os materiais em excesso, como rebarbas, ferrugem, tinta ou soldas. Fazendo isso, desgasta os materiais de uma forma rápida e muito eficiente.
Com uma superfície plana ou côncava, o disco de desbaste é composto por grãos abrasivos ligados por uma matriz de resina ou de metal. Esses grãos podem ser feitos com óxido de alumínio, carbeto de silício ou diamante. Tudo dependerá do material que será desbastado.
3- Disco de lixa
Já o disco de lixa para esmerilhadeira tem uma função diferente: lixar superfícies metálicas, de madeira, de plástico e outros materiais. Ele possui uma superfície coberta por grãos abrasivos, responsáveis por remover o material desnecessário nas superfícies, deixando-as com um acabamento uniforme.
Assim como os tipos de disco para esmerilhadeira anteriores, o disco de lixa também é produzido com grãos abrasivos, mas que, dessa vez, são responsáveis por determinar a rugosidade e a capacidade de remoção de material. Os grãos mais grossos (40 ou 60) removem de forma mais agressiva, enquanto os mais finos (120 ou 240) deixam o acabamento suave.
4- Disco de escova de arame
O disco de escova de arame é utilizado para a remoção de ferrugem, corrosão, tinta, revestimentos e outras impurezas de superfícies metálicas. Ele possui cerdas de arame de aço que se responsabilizam por essa tarefa. Fixadas na base, as cerdas podem ter diferentes formas e tamanhos: fios retos, ondulados ou em forma de copo.
As cerdas desgastam os materiais de forma muito eficiente, deixando a superfície limpa e preparada para as etapas posteriores, como a pintura, por exemplo. Esse é um dos tipos de disco para esmerilhadeira mais utilizados para superfícies irregulares (em metais, plásticos ou madeira) ou para alcançar áreas de difícil acesso.
5- Disco de corte de diamante
Por fim, o disco de corte de diamante é bastante usado para o corte de materiais extremamente duros, como o concreto, a pedra, o azulejo, e a cerâmica, por exemplo. Para que isso aconteça, o disco precisa ser revestido com partículas de diamante, o material mais duro conhecido.
O revestimento faz com que esse disco para esmerilhadeira seja muito eficiente para os cortes mais precisos nesses tipos de materiais. Os diamantes são adicionados na borda do disco, por meio de um processo de sinterização ou galvanização. O disco pode ter diferentes tipos de ligas metálicas como base.
Cuidados indispensáveis ao usar a esmerilhadeira
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de disco para esmerilhadeira, lembre-se de alguns cuidados indispensáveis ao usar essa máquina. O primeiro deles é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como os óculos de segurança, as luvas resistentes, os protetores auriculares, as máscaras respiratórias e, caso necessário, o avental de proteção.
Procure também fazer uma inspeção prévia antes de usar a máquina. Fazendo isso, você estará garantindo que todas as peças estão em boas condições de uso, dispensando qualquer tipo de imprevisto durante o processo. Lembre-se também de ligar e desligar a esmerilhadeira com cuidado. Isso será importante ao conectá-la e desconectá-la da tomada.
Loja do Mecânico: tudo à mão em um só lugar!
A Loja do Mecânico tem tudo à mão em um só lugar, incluindo as ferramentas ideais para o seu processo de reforma, e todos os tipos de disco para esmerilhadeira mencionados anteriormente. Confira o nosso catálogo e não deixe de garantir os materiais necessários para o projeto.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!