Produzido por:
Conheça a loja
Ferramentas

Conheça os principais tipos de gerador e o funcionamento de cada um

Ouça esse conteúdo
11. julho. 2024
5. Min. de leitura
Resumo:

Os diferentes tipos de gerador são fundamentais para suprir a falta de energia temporária devido a alguma falha na rede elétrica de distribuição. Eles são equipamentos de grande utilidade em indústrias e comércios, mas também em áreas residenciais.

Além disso, um gerador de energia pode ser utilizado como fonte contínua ou complemento da rede convencional. Atualmente, essas funções são muito exploradas para economizar dinheiro.

No mercado, há modelos que operam com diferentes fontes de energia, além dos sustentáveis que priorizam a preservação ambiental. No blog da Loja do Mecânico, você conhece os principais tipos de gerador e o funcionamento de cada um.

O que é um gerador e para que serve?

O gerador é um equipamento que transforma energia química, mecânica, solar e eólica em elétrica. Sem ele, alguns setores, como os hospitalares, teriam um grande impacto quando houvesse falhas na rede de distribuição.

Os modelos tradicionais são normalmente movidos a combustão, ou seja, necessitam de gasolina ou diesel para funcionar. Entretanto, devido aos efeitos nocivos da queima na natureza, hoje em dia, existem alternativas que operam com energia renovável.

Entre os tipos de gerador renováveis, estão os que funcionam com fonte de energia eólica, por meio de turbinas, ou, solar que usa painéis para captar a luz do sol. A última opção também é mais econômica, sendo muito utilizada em shoppings, aeroportos e outros lugares públicos.

Conheça os principais tipos de gerador

Você sabe quais os tipos de geradores mais comuns? Além de funcionarem com diferentes fontes de energia, apresentam características específicas, ideais para determinados lugares. Veja mais detalhes abaixo.

Gerador de energia a gás

O gerador de energia a gás, em geral, é utilizado em lugares que têm muitos equipamentos funcionando, ou seja, precisam de muita eletricidade. Portanto, ele é muito comum em hospitais, indústrias, eventos, shows etc.

Para funcionar, ele precisa de gás natural ou de aterro, no qual esse elemento é queimado e transformado em energia mecânica. Depois disso, acontece a conversão em eletricidade. Esse tipo é vantajoso porque representa uma fonte mais limpa que outros combustíveis não renováveis, além de ser mais barato.

Gerador de energia a diesel

Esse é um dos tipos de gerador mais rentáveis por ser altamente eficiente e durável. Para ele funcionar, ocorre a combustão do diesel por meio de um processo de calor intenso.

O gerador de energia a diesel tem alta capacidade de produzir energia elétrica. Portanto, é um dos mais usados para alimentar equipamentos e maquinários de grande porte. Por outro lado, ele é mais poluente que a versão a gasolina, por exemplo, e gera mais ruído.

Gerador de energia a gasolina

O funcionamento do gerador a gasolina é semelhante ao do modelo anterior, porém é mais barato. Ele é usado apenas nos casos em que há interrupção de energia na rede elétrica, e não como fonte contínua.

Por apresentar essas características, também é ideal para situações que necessitam de energia temporária, como em eventos ao ar livre. Entretanto, ele não é tão eficiente como o modelo a diesel, precisando de mais combustível para operar durante o mesmo tempo de uso.

Gerador de energia eólico

Totalmente sustentável, o gerador de energia eólico é limpo, barato e sem impactos ambientais. Para funcionar, as turbinas eólicas do equipamento capturam o movimento do vento, transformando-o em eletricidade.

Apesar de conseguir produzir uma alta quantidade de energia elétrica, ainda não é um meio de fonte renovável tão utilizado. Somente alguns países usam esse tipo de gerador em parques adaptados ou em residências, mas em pequena escala.

Gerador de energia solar

Os painéis solares são tendências altamente sustentáveis no mundo moderno. Esse gerador captura energia por meio de placas: elas absorvem partículas luminosas, transformando-as em corrente elétrica.

Depois desse processo, a energia fica armazenada em uma bateria para alimentar os equipamentos. Essa fonte de energia limpa e renovável traz excelentes vantagens para residências, comércios e indústrias, além de ser barata.

Importância da manutenção e da segurança dos geradores

Os geradores que funcionam a combustão necessitam de muito cuidado para evitar acidentes. O primeiro deles é a instalação: ela deve ser feita em um local adequado, ventilado e longe de elementos inflamáveis.

Outro fator importante é a manutenção periódica. Ela mantém os aparelhos funcionando adequadamente, minimizando os reparos corretivos frequentes. Quando for mexer nos geradores, sempre use equipamentos de proteção individual (EPIs), principalmente se for lidar com os movidos a combustíveis.

Esses modelos precisam de inspeções frequentes para verificar eventuais vazamentos e cabos deteriorados que possam causar riscos de explosão. Além disso, sempre escolha produtos certificados de marcas renomadas, fabricados conforme as normas da ABNT.

Por fim, é fundamental descartar os resíduos dos geradores em locais destinados para isso. Afinal, alguns componentes e produtos, como óleos e filtros de ar, causam danos ao meio ambiente quando despejados em locais impróprios.

Os melhores geradores estão na Loja do Mecânico

A Loja do Mecânico é o lugar de quem faz. No catálogo, você encontra os melhores tipos de gerador para atender à demanda elétrica da sua casa, comércio ou indústria. Confira opções de ferramentas, máquinas e equipamentos autocenter e tenha tudo a mão em um só lugar.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!