7 dicas de manutenção automotiva para seu veículo

Alguns cuidados com o veículo são fundamentais tanto para a vida útil do automóvel quanto para a segurança do motorista e dos passageiros. Por isso, a seguir, a Loja do Mecânico separou algumas dicas de manutenção automotiva que vão ajudar você a manter a revisão do seu carro em dia. Confira!

1 – Confira o óleo do motor e do câmbio

O óleo do motor é responsável por lubrificar as peças do veículo, o que evita o desgaste delas e reduz o atrito durante o funcionamento do automóvel. Esse fluido ainda ajuda a manter a temperatura e eliminar as impurezas do conjunto.

O tempo de troca do óleo muda de acordo com o uso do veículo. Para longas distâncias, ele deve ser alterado a cada seis meses, 5 mil ou 7 mil km. Já se o condutor não utiliza o veículo com muita frequência, a substituição pode ser anual ou entre 10 e 16 mil km.

Já o óleo do câmbio tem o objetivo de refrigerar e limpar o sistema, enquanto lubrifica as peças internas. Porém, é preciso se atentar, pois alguns modelos não precisam de substituição. Nesses casos, é indicado pedir ao mecânico para checar a quantidade somente a cada 10 mil km.

2 – Veja o estado da bateria de seu carro

Ainda é preciso conferir as condições da bateria para evitar imprevistos. Para isso, é indicado sempre fazer uma avaliação dos cabos (negativo e positivo), conferir o líquido, olhar a conexão dos cabos e outros componentes. Já para aumentar a vida útil do item, o ideal é seguir as dicas logo abaixo:

  • não deixe o automóvel parado, sem ligar o motor, por muito tempo;
  • antes de travar o veículo, verifique se existe alguma lanterna, luz ou equipamento eletrônico ligado;
  • não use baterias recondicionadas.

3 – Verifique as rodas e os pneus

Entre as dicas de manutenção preventiva automotiva, está a conferência do estado das rodas e dos pneus. Afinal, em más condições, esses itens podem provocar risco à segurança do motorista e dos passageiros.

O alinhamento e o balanceamento das rodas e dos pneus devem ser feitos a cada 5 mil km rodados. Já os pneus carecas merecem ainda mais atenção, uma vez que precisam ser trocados o quanto antes.

4 – Substitua os filtros quando for necessário

Ainda nas dicas de revisão automotiva, está a troca dos filtros. Eles têm o papel de impedir que impurezas cheguem ao combustível e à mistura de ar, e atinjam o sistema de alimentação e a lubrificação do motor.

Por isso, a recomendação é substituir o filtro de ar a cada 10 mil km ou menos caso o veículo seja mais frequentemente usado. Já o filtro de combustível precisa ser trocado entre 10 e 15 mil km. Por fim, o filtro de óleo deve ser mudado junto ao óleo, ou seja, de 10 a 15 mil km.

5 – Avalie as condições da correia dentada

A correia dentada é uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor. Ela faz a ligação do eixo-comando de válvulas com o virabrequim do motor, o que assegura o controle e o sincronismo na abertura e no fechamento das válvulas de admissão e escape.

A revisão automotiva desse item deve ser feita a cada seis meses ou 10 mil km rodados. Também é preciso conferir as condições das polias e dos tensionadores. No caso de veículos com corrente de transmissão, basta fazer a checagem da peça a cada 50 mil km.

6 – Faça a revisão periódica dos freios

Os freios também estão diretamente ligados à segurança de quem ocupa o automóvel. Por isso, é muito importante que o funcionamento deles esteja em dia. Eles são formados por diferentes partes, como fluido, pedal, cilindro de mestre, disco, servo de freio, tambores, lonas, pastilhas e canos.

Quando se trata dos freios, a manutenção do carro varia de acordo com cada um deles. As pastilhas e os discos, por exemplo, precisam ser trocados a cada 25 mil km. Já a duração média das lonas e dos tambores é 50 mil km. As demais peças devem ser substituídas apenas quando estragarem.

7 – Averigue as velas de ignição

Outros itens que merecem atenção são as velas de ignição, que são responsáveis pela faísca que faz o combustível explodir e iniciar o funcionamento do motor, para mover o automóvel “girando as rodas”. Se não estiverem em dia, elas podem provocar maior consumo de combustível, acúmulo de resíduos e desgaste do catalisador e das bobinas.

Vale lembrar que a manutenção automotiva delas deve ser feita a cada 10 mil km. Já a troca varia de acordo com os componentes e as orientações do fabricante do veículo.

Adquira os itens de manutenção automotiva na Loja do Mecânico!

Agora que você já conhece todas as dicas de manutenção automotiva para manter seu carro em dia, que tal garantir todos os itens necessários na Loja do Mecânico? No site, há opções como óleos, pneus, rodas, baterias, velas de ignição, discos, pastilhas de freio e muito mais. Fale com o mecânico de sua confiança e aproveite!

Loja do Mecânico

Recent Posts

Qual a diferença entre serra circular e serra mármore? Saiba tudo aqui na LDM!

Diferença entre serra circular e serra mármore: qual escolher?   Diferença entre serra circular e…

5 dias ago

Lixadeira orbital e roto orbital: qual a diferença das duas?

Lixadeira orbital e lixadeira roto orbital: qual escolher?   Saber qual a diferença entre lixadeira…

2 semanas ago

Como escolher martelete? Veja as principais indicações dos especialistas em 2026

Como escolher martelete: guia técnico para casa e trabalho   Saber como escolher martelete corretamente…

2 semanas ago

Como usar parafusadeira: 8 dicas e cuidados

Como usar parafusadeira: guia prático com dicas de uso, segurança e manutenção Saber como usar…

3 semanas ago

Manutenção da esmerilhadeira: 7 cuidados essenciais para garantir desempenho e segurança

Manutenção da esmerilhadeira: 7 cuidados essenciais para garantir desempenho e segurança A manutenção da esmerilhadeira…

3 semanas ago

Loja do Mecânico é confiável? Tudo o que você precisa saber antes de comprar

Loja do Mecânico é confiável? Saiba por que somos a maior loja de ferramentas e…

4 semanas ago