Produzido por:
Conheça a loja
Ferramentas

Saiba qual é a diferença entre extratora e aspirador

Ouça esse conteúdo
15. dezembro. 2023
4. Min. de leitura
Resumo:

Você sabia que existe diferença entre a extratora e o aspirador? Pois é, apesar de serem utilizados para a limpeza especializada e profunda em variados espaços e superfícies, eles possuem características distintas.

Para te ajudar na escolha do aparelho ideal para a limpeza da sua casa ou até mesmo do local de trabalho, a Loja do Mecânico preparou este conteúdo sobre a diferença entre extratora e aspirador. Continue a leitura e saiba para que serve cada um.

O que é e para que serve a Extratora?

A extratora é utilizada para a realização de limpezas leves e pesadas, seja em colchões, carpetes, pisos, estofados e outros locais. Ela tem como principais funções aspirar a seco sujeiras e resíduos, e, logo em seguida, enxaguar a superfície.

A máquina proporciona uma limpeza mais profunda, inclusive com a funcionalidade de extratora de pó e água. Isso possibilita colocar algum produto de limpeza na água no momento do enxágue. Após esse processo, o líquido é sugado, deixando a superfície limpa e seca.

Como o equipamento funciona?

A extratora opera através da injeção seguida pela sucção de produtos de limpeza do item a ser higienizado. Dessa maneira, o líquido dissolve a sujeira e extrai as impurezas. Assim, é feita uma limpeza profunda, diferente do aspirador de pó, que mesmo nas versões mais sofisticadas, não conseguem fazer isso.

O que é e para que serve o Aspirador de pó

Muito utilizado nas residências, o aspirador tem a capacidade de aspirar sujeiras das superfícies, como carpetes ou pisos, sendo útil para a limpeza de automóveis, por exemplo. Ele pode ser encontrado em variados tipos, inclusive com a função de sugar sólidos e líquidos.

Ao contrário da extratora, o aspirador de pó não faz limpezas tão profundas, mas sim superficiais. Porém, são eletrodomésticos muito úteis no momento de fazer uma faxina em casa.

Como esse eletrodoméstico funciona?

O funcionamento desse aparelho é muito simples. Ele é composto por um ventilador interno que força o ar a sair. Dessa forma, acontece a sucção, pois, ao empurrar o ar para fora pela porta de saída, o equipamento faz o contrário e puxa mais ar pela única entrada que existe: o cano. Assim, a sujeira é sugada.

mulher usando extratora para higienizar sofá bege na sala

A sucção é a principal diferença entre os equipamentos

A diferença entre a extratora e aspirador é a capacidade que cada um tem de sugar as sujeiras da superfície. De maneira geral, a extratora é mais potente do que o aspirador de pó. Por isso, ela é indicada para a realização de limpezas mais profundas, pois é capaz de sugar até 4 cm de sujeira do chão, estofados e carpetes.

Por outro lado, para manter os ambientes limpos, como carros e sofás, removendo as sujeiras de forma superficial, o aspirador de pó é mais indicado. Com ele, é possível limpar espaços de forma mais precisa. No caso do aparelho que tem a opção de sugar líquido e sólido, dá para molhar apenas os pontos necessários.

Reservatório diferente

Outra diferença entre extratora e aspirador é o reservatório. Na primeira, há um recipiente de água limpa já embutido, com uma mangueira que tem bico próprio para as variadas tarefas que precisam ser realizadas.

Já o segundo tem capacidade de acessar locais difíceis, como cantos da casa, por exemplo. Isso acontece por conta dos bicos, o que torna esse item mais versátil do que a extratora.

Qual é o melhor equipamento para aquisição?

A resposta para essa pergunta é simples: depende. Isso porque cada um desses equipamentos é indicado para determinadas aplicações. Por exemplo, por mais que a extratora seja mais completa, já que possui maior potência e capacidade de sucção, nem sempre ela será o item ideal para o tipo de uso que você precisa.

Ela é mais indicada para a limpeza de chão, estofados e carpetes, já que realiza um processo mais completo, com a borrifação de água e a sucção, deixando a superfície totalmente limpa e seca.

Por outro lado, o aspirador de pó é a melhor opção para quem trabalha em lava-jato e limpa estofados automotivos ou, então, no caso de uso doméstico, para remover sujeiras de sofás. A borrifação de água é feita à parte e, assim, o produto se forna mais preciso.

Loja do Mecânico: encontre o extrator ou aspirador ideal

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Loja do Mecânico, encontra outros textos informativos, como dicas para instalação de porta sanfonada, por exemplo, além de outros conteúdos que podem te ajudar no dia a dia.

Agora que você já sabe a diferença entre extrator e aspirador, que tal contar com os equipamentos da Loja do Mecânico para te ajudar na higienização da sua casa, veículo ou local de trabalho? Os eletrodomésticos estão disponíveis em variadas potências, formatos e tamanhos. Aproveite e acesse o nosso site!

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!