Entenda a diferença entre fio e cabo e escolha o mais adequado
Qual é a diferença entre fio e cabo? Esses materiais são utilizados há muito tempo para compor diversas infraestruturas elétricas. Estão presentes em residências, comércios, indústrias, automóveis etc.
Os fios e cabos elétricos conduzem energia elétrica para os equipamentos funcionarem. Entender sobre cada tipo é fundamental para escolher o mais adequado para as instalações.
Isso envolve observar alguns fatores e aspectos técnicos referentes ao local, ao layout da instalação e à corrente necessária. No blog da Loja do Mecânico, você entende a diferença entre fio e cabo, compreendendo como cada um funciona. Acompanhe.
O que é fio?
Antes de mais nada, é interessante saber o que é fio e quais são as principais características dele. Basicamente, ele é um material sólido formado por apenas um condutor central, que pode ser de cobre ou alumínio. É usado para conduzir energia elétrica em instalações mais simples.
Normalmente, a seção do fio condutor varia entre 0,5 e 16 mm². Por ele ser rígido, não é recomendado dobrar o material para não quebrar o condutor central. Isso pode interromper a corrente elétrica.
Principais tipos de fios
Existem fios recomendados para instalações específicas. Eles apresentam características importantes que os tornam mais acessíveis e eficientes. Veja os detalhes a seguir.
Fio de cobre
O fio de cobre pode ser sólido ou encalhado. O primeiro tem apenas um condutor produzido com cobre maciço. Por conduzir bem a energia, ele é uma ótima alternativa para projetos elétricos.
Já o modelo encalhado diferencia-se por ter vários fios agrupados em seu interior. Esse tipo é mais adequado para instalações que demandam mais movimentação e ajustes para estruturar.
Fio de alumínio
O fio de alumínio é mais leve e barato do que o de cobre, mas oferece condutividade elétrica menor. Ele é especialmente recomendado para grandes transmissões, como torres e linhas áreas.
Outra característica desse tipo de fio é que ele é mais resistente, principalmente contra deformações. Por isso, é uma boa alternativa para conduzir energia em redes extensas.
Fio com isolamento
Esse modelo é produzido com materiais isolantes como o PVC (policloreto de vinila) e o XLPE (polietileno reticulado). O primeiro é um tipo de plástico resistente que cobre os fios elétricos. Como ele suporta calor e a umidade, mantém a instalação muito segura.
Já o XLPE não fica para trás quando o assunto é resistência, principalmente à abrasão e aos produtos químicos. Como também suporta altas temperaturas e tem boa condutividade elétrica, é muito aplicado em redes subterrâneas.
O que é cabo?
O cabo também transmite corrente elétrica para alimentar os equipamentos. Porém, ao contrário do fio, tem um conjunto de condutores agrupados isolados por uma capa.
Além disso, é recomendado para instalações elétricas em que é necessário transmitir um alto volume de corrente. Portanto, apresenta mais resistência à umidade, às interferências magnéticas e às altas temperaturas.
Principais tipos de cabos
Antes de saber a principal diferença entre fio e cabo, é válido conhecer os variados cabeamentos e as respectivas funções. Alguns são essenciais para transmitir sinais e dados para aparelhos eletrônicos, por exemplo. Confira a seguir.
Cabo de energia
Os cabos condutores de energia podem apresentar características diferentes para identificar a voltagem e os fios positivo, negativo e neutro. Dependendo do modelo, são utilizados para conduzir corrente elétrica em instalações.
Cabo coaxial
Esse tipo de cabo serve para transmitir dados de internet para um computador ou notebook. Ele também é utilizado para levar sinal de áudio e vídeo para TV e câmeras de segurança.
Cabo de fibra ótica
Esse tipo de cabo marcou a evolução da internet de alta velocidade mundo afora. Ele é formado por fibras óticas que atuam como fontes de luz capazes de transmitir sinais a longa distância.
Diferença entre fio e cabo
A principal diferença entre fio e cabo está na estrutura. Enquanto o primeiro tem apenas um condutor central, o segundo é formado por vários condutores entrelaçados.
Outro ponto que os diferencia é que os fios têm estrutura rígida, podendo ser facilmente danificados se forem dobrados. Por outro lado, os cabos elétricos são flexíveis e oferecem maior resistência mecânica. Além disso, como explicado, dependendo do modelo e aplicação, estes servem para transmitir dados e sinais para eletrônicos e até para instalações automotivas.
O que escolher: fios ou cabos?
A escolha entre um ou outro vai depender das necessidades de cada projeto e das aplicações. Se for para infraestrutura de instalação elétrica, a princípio, deve-se considerar a capacidade de carga necessária e os equipamentos que serão utilizados no ambiente.
O ideal é um profissional fazer o projeto com base nas normas e regulamentações vigentes para mais segurança. Lembrando que o fio é indicado para circuitos simples, enquanto o cabo elétrico é recomendado para sistemas mais complexos que usam máquinas.
Encontre os melhores fios e cabos na Loja do Mecânico
Agora que você já sabe a diferença entre fio e cabo, confira as opções da Loja do Mecânico, o lugar de quem faz. No catálogo, você encontra as melhores ferramentas, máquinas elétricas e equipamentos autocenter. Dê uma olhada nos departamentos e tenha tudo à mão em um só lugar.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!