O que é arrefecimento e qual é a importância desse processo para o veÃculo?
Já parou para pensar que, mesmo que você dirija por horas, o motor do seu carro não superaquece? Se você deseja entender por que isso acontece, é essencial saber o que é arrefecimento.
Neste artigo, o blog da Loja do Mecânico explica como esse sistema funciona, quais são os componentes envolvidos e quais são os cuidados necessários para manter as estruturas em ótimas condições. Continue a leitura!
O que é sistema de arrefecimento e por que ele é importante?
Para começar, o que é arrefecimento do motor? Quando um carro está em movimento, gera uma enorme quantidade de calor. Sem um sistema de resfriamento, as estruturas permanecem em alta temperatura. Isso prejudica as peças internas, afetando o desempenho do veÃculo.
Esse é o papel do sistema de arrefecimento: resfriar o motor, mantendo a temperatura recomendada — geralmente entre 90ºC e 110ºC. Ele faz isso removendo o excesso de calor e dissipando-o para o ambiente. A seguir, você aprende como esse processo funciona.
Processo de arrefecimento
O processo de arrefecimento garante a eficiência de diversos equipamentos mecânicos e eletrônicos. A função dele é remover o calor produzido durante a operação desses aparelhos, evitando que eles superaqueçam.
Para isso, o calor gerado pelo funcionamento dos componentes internos é transferido para um fluido de resfriamento, como água ou ar frio, que circula pelo sistema.
Esse fluido absorve o calor, liberando-o para o ambiente por meio de um dispositivo de troca, como um radiador. É um ciclo contÃnuo que ajuda a manter a temperatura dos equipamentos em nÃveis seguros.
Como funciona o sistema de arrefecimento?
Saber o que é arrefecimento e como ele funciona envolve conhecer os principais componentes do sistema. Ele é composto por diversas peças que trabalham em conjunto para refrigerar o motor. Veja a seguir.
Bomba d’água
Um dos principais componentes é a bomba d’água, que é movida pela correia do motor. Ela é responsável por circular o lÃquido pelo sistema. Esse fluido absorve o calor, transportando-o para o radiador.
Válvula termostática
Quando o lÃquido atinge uma temperatura especÃfica, a válvula termostática é aberta, permitindo que ele passe para o radiador. Lá, o calor é dissipado para o ar ambiente antes que o fluido, agora mais frio, retorne ao motor, para fazer a absorção térmica novamente.
Radiador
O radiador é uma das peças-chave do sistema: ele realiza a troca de calor entre o lÃquido quente do motor e o ar externo mais frio. Essa transferência ocorre conforme o fluido aquecido passa pelas aletas de alumÃnio, permitindo que o ar em circulação faça o resfriamento.
Sensor de temperatura
Um sensor monitora a temperatura do lÃquido e envia essas informações para a Unidade Controle Eletrônico (ECU) do veÃculo e para o painel do motorista. Isso permite ajustes automáticos, como acionamento da ventoinha quando necessário, para evitar que o motor superaqueça.
Ventoinha
Quando o motor atinge certa temperatura, a ventoinha é acionada para puxar o ar do ambiente por meio das aletas do radiador. Isso acelera o processo de resfriamento do lÃquido.
Reservatório
O reservatório armazena o fluido extra quando a pressão cresce ou quando ele se expande devido ao calor. Essa expansão ocorre porque, com o aumento da temperatura, o lÃquido tende a ocupar mais espaço. Quando o motor resfria, ele retorna ao sistema principal.
Fluido do radiador
O fluido do radiador, chamado também de lÃquido de arrefecimento, é essencial para manter as propriedades de resfriamento do sistema. No próximo tópico, você confere mais detalhes sobre esse produto, incluindo a composição e as funções do produto.
O que é lÃquido de arrefecimento?
LÃquido de arrefecimento: o que é? É um fluido composto por uma mistura de água desmineralizada e aditivo em proporções que variam conforme o veÃculo. Consulte sempre o manual do proprietário para garantir a dosagem correta.
Além de prevenir o superaquecimento, o fluido para radiador proporciona outros benefÃcios. Ele protege as peças metálicas contra a oxidação e lubrifica as vedações para evitar vazamentos. Em climas frios, também impede o congelamento da água no motor, o que poderia causar rachaduras.
Quando trocar o lÃquido do arrefecimento do motor?
Agora que você já sabe o que é arrefecimento, é importante saber quando trocar o fluido. Algumas montadoras recomendam a substituição a cada 30 mil quilômetros percorridos.
Essa é uma boa referência inicial, mas o ideal é sempre consultar o manual do seu carro. Nele, você encontrará as instruções especÃficas para o seu veÃculo, incluindo o tipo de fluido recomendado e a frequência de troca.
Tipos de fluido de arrefecimento
Existem dois tipos de fluido de arrefecimento: o concentrado, que precisa ser diluÃdo em água desmineralizada; e o pronto para uso, que já vem na proporção correta de lÃquido + aditivos.
Para escolher o produto ideal, é necessário checar as recomendações do fabricante do veÃculo. Além disso, não é recomendável misturar água da torneira ao aditivo de radiador em casa, pois isso pode comprometer a eficácia do produto, causando danos ao motor.
Sinais de problema no sistema de arrefecimento
Além de entender o que é arrefecimento, é preciso estar atento aos sinais que o veÃculo apresenta. Um dos principais indicativos é o marcador de temperatura do motor, que sobe quando há problemas no sistema. A luz de alerta que se acende no painel é outro recurso importante.
Em casos de superaquecimento, pode sair fumaça do capô. Se isso acontecer, pare o carro em um local seguro e desligue o motor. Acione o atendimento de um mecânico o mais rápido possÃvel.
Cuidados extras com o sistema de arrefecimento
Outro ponto importante, agora que você já conhece os sinais de alerta, é adotar alguns cuidados regulares com o veÃculo. Primeiro, desenvolva o hábito de verificar semanalmente o nÃvel e a qualidade do lÃquido.
O reservatório transparente facilita a visualização da quantidade de fluido. Lembre-se de fazer essa checagem apenas com o motor frio. Ao estacionar, também verifique se há sinais de vazamento. Procure por manchas coloridas no chão, como vermelhas, azuis ou verdes.
Além disso, leve seu carro para revisões periódicas com um mecânico de confiança. A manutenção preventiva é fundamental para identificar e corrigir falhas antes que elas se tornem grandes problemas, evitando danos sérios ao motor.
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