Dicas

O que é cambagem de pneus? Saiba tudo sobre o procedimento

Afinal, o que é cambagem de pneus? Esse é um ajuste feito nas rodas de um veículo, garantindo que a superfície de contato deles com o solo seja feita de forma adequada. A cambagem nada mais é do que o ângulo de inclinação vertical das rodas em relação à superfície da estrada.

Quer entender mais sobre o que é cambagem de pneus? A Loja do Mecânico preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Além de explicar o significado, informamos sobre os tipos básicos de cambagem e o passo a passo para aprender como fazer. Confira a seguir.

Qual é o objetivo da cambagem de pneus?

Sabendo o que é cambagem de rodas, é importante entender que seu principal objetivo é otimizar a distribuição de peso do veículo sobre os pneus, proporcionando um desgaste mais uniforme e melhorando a aderência nas curvas. Além disso, ela ajuda a corrigir problemas de direção, como puxar o veículo para o lado.

Tipos de cambagem

  • cambagem positiva: nesse tipo de cambagem, as rodas se inclinam levemente para fora, na direção do para-lama do veículo. Isso gera uma melhor estabilidade em curvas e uma melhor resposta na direção. Porém, é preciso ter cuidado, pois uma cambagem excessivamente positiva pode levar ao desgaste dos pneus na borda externa;
  • cambagem negativa: nessa cambagem de pneus, as rodas se inclinam levemente para dentro, na direção do centro do veículo. Isso aumenta o contato dos pneus com a estrada, melhorando a aderência nas curvas. Isso faz com que haja uma resposta mais ágil na direção. Entretanto, o excesso de cambagem pode gerar um desgaste irregular dos pneus na borda interna;
  • cambagem zero: as rodas são posicionadas verticalmente, sem inclinar para dentro ou para fora. Essa cambagem é indicada para os veículos que priorizam a estabilidade em linha reta em vez do desempenho nas curvas.

Como fazer cambagem de pneus?

Sabendo o que é cambagem de automóvel, chegou a hora de entender como ela é feita. Esse procedimento requer ferramentas e conhecimentos específicos, e geralmente é realizado por profissionais em oficinas automotivas. Confira as principais etapas:

1- Verificação preliminar

Antes de iniciar o processo de cambagem, é preciso verificar se os pneus estão em boas condições, ou seja, se não há nenhum tipo de desgaste ou dano. Nessa etapa, também verifica-se se existem problemas de suspensão ou direção que possam afetar a cambagem.

2- Equipamentos e ajustes

Além de saber o que é cambagem de pneus, para realizar o procedimento é preciso ter todos os equipamentos em mãos. Confira os principais itens necessários:

  • alinhador de rodas: usado para medir os ângulos da cambagem. É fixado nas rodas, fornecendo leituras precisas dos ângulos. O veículo é posicionado em uma superfície plana e nivelada. As rodas são bloqueadas para que não se movam durante o processo;
  • placas de medição: placas de metal ou plástico com superfícies niveladas e marcadas, utilizadas para posicionar o veículo durante o alinhamento. As rodas são colocadas sobre as placas, garantindo a nivelação e a posição correta;
  • chaves e ferramentas de ajustes: usadas para ajustar as peças de suspensão, como os braços de controle, os terminais de direção e outros componentes. As ferramentas variam de acordo com o tipo de suspensão e do veículo;
  • macaco hidráulico: utilizado para elevar o veículo, facilitar o ajuste nas rodas e o acesso dos componentes de suspensão durante o processo. A ferramenta faz com que a cambagem de pneus seja mais segura e eficiente.

3- Ajuste das rodas

Com a ajuda do alinhador, o técnico realizará os ajustes necessários para obter os ângulos de cambagem corretamente. Isso é feito pelos ajustes dos braços de suspensão, nos terminais de direção e outros componentes relacionados.

4- Verificação final

Tendo feito os ajustes nas rodas, é hora da verificação final. Ela garante que os ângulos de cambagem estejam dentro das especificações recomendadas pelo fabricante do veículo. O profissional também verifica se todos os outros ângulos da direção, como convergência e divergência, estão adequados. Deu para perceber que fazer a cambagem é necessário, certo?

Quando fazer cambagem de pneus?

Tendo visto para que serve a cambagem de pneus, eis a questão: quando fazer? A necessidade pode variar por conta de inúmeros fatores, incluindo o estilo de condução do motorista. Veja algumas situações em que a cambagem pode ser uma boa opção:

  • desgaste irregular dos pneus;
  • problemas de direção;
  • substituição de componentes da suspensão;
  • modificações no veículo;
  • manutenção preventiva.

Loja do Mecânico: tudo à mão em um só lugar

Agora que você já sabe o que é cambagem de pneus, não deixe de garantir todos os equipamentos para esse procedimento na Loja do Mecânico. Aqui, você tem tudo à mão em um só lugar. São diversas opções de ferramentas automotivas para te ajudar nos processos do dia a dia.

Loja do Mecânico

Recent Posts

Tipos de gerador de energia: qual escolher para casa ou empresa

Tipos de gerador de energia: quais existem e como escolher o ideal Tipos de gerador…

7 horas ago

Liquidação Loja do Mecânico: Operação Zera Estoque com até 70% OFF e Frete Grátis

Liquidação Loja do Mecânico: Operação Zero Estoque com até 70% OFF A Liquidação Loja do…

1 semana ago

Qual a diferença entre serra circular e serra mármore? Saiba tudo aqui na LDM!

Diferença entre serra circular e serra mármore: qual escolher?   Diferença entre serra circular e…

2 semanas ago

Lixadeira orbital e roto orbital: qual a diferença das duas?

Lixadeira orbital e lixadeira roto orbital: qual escolher?   Saber qual a diferença entre lixadeira…

3 semanas ago

Como escolher martelete? Veja as principais indicações dos especialistas em 2026

Como escolher martelete: guia técnico para casa e trabalho   Saber como escolher martelete corretamente…

3 semanas ago

Como usar parafusadeira: 8 dicas e cuidados

Como usar parafusadeira: guia prático com dicas de uso, segurança e manutenção Saber como usar…

4 semanas ago