O que é EPC: saiba mais sobre a importância desses equipamentos
Você sabe o que é EPC? Esses equipamentos são essenciais para criar um ambiente de trabalho seguro, garantindo a proteção de todos os funcionários e pessoas envolvidas em uma determinada empresa.
A instalação desses acessórios é necessária para reduzir os riscos de acidente e promover a conscientização sobre a importância de manter o local longe de riscos. Este conteúdo do blog da Loja do Mecânico explica o que é EPC e tira suas dúvidas sobre o assunto.
O que é EPC e qual é sua diferença para EPI?
Enquanto EPI (Equipamento de Proteção Individual) é um termo usado para se referir aos acessórios para segurança individual do trabalhador, EPC é uma sigla que significa Equipamentos de Proteção Coletiva.
Esses itens servem para proteger o ambiente de trabalho, contribuindo para a prevenção de acidentes e garantindo a integridade física do grupo de funcionários e pessoas reunidas em um único lugar. Você já sabe o que é EPC, agora, veja alguns exemplos desses acessórios.
Tipos de EPC usados nas empresas
A lista de Equipamentos de Proteção Coletiva abrange uma grande quantidade de equipamentos para ser instalada em uma empresa e locais com grande circulação de pessoas. Você pode conferir alguns tipos de EPC a seguir.
Extintor de incêndio
O extintor é um equipamento de proteção coletiva fundamental para empresas, indústrias e todos os ambientes onde há um grande fluxo de pessoas. O ideal é que seja instalado em um local estratégico, facilitando sua retirada e seu uso em casos de necessidade.
Ele é usado em situações de incêndio, para controlar o fogo, evitar que ele se espalhe pelo lugar e, na maioria dos casos, quando a situação ainda está controlável, apagar as chamas, impedindo danos às pessoas e ao local.
Redes de proteção
As redes de proteção são instaladas em lugares altos para impedir a queda de pessoas. Terraços de sacadas e janelas de edifícios comerciais e residenciais são locais que contam com esses equipamentos.
Fitas derrapantes
Fixadas em escadas e áreas térreas, como corredores de edifícios, empresas e escolas, as fitas derrapantes têm a função de evitar que as pessoas escorreguem no local.
Sistema de ventilação
Os equipamentos de ventilação, como aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, são essenciais para proporcionar a boa circulação do ar em ambientes coletivos, ajudando a remover mau-cheiro, fumaças e outros poluentes.
Devido ao grande número de pessoas, eles também podem ser usados para controlar a temperatura e a umidade, tornando o local mais saudável e confortável para todos.
Placas de sinalização
As placas de sinalização são fundamentais em áreas de obras, construção e estacionamentos. Elas têm por objetivo alertar e conscientizar as pessoas sobre os riscos, bem como prevenir acidentes nesses locais.
Alguns tipos de placa de sinalização são: advertência (atenção, cuidado, perigo), emergência (alarme de incêndio, saída de emergência), proibição (proibido fumar, não pise) e orientação (mapa de evacuação, rota de fuga).
Outros tipos de EPC
Além desses, outros equipamentos de proteção coletiva são: sensores de presença e câmera de segurança (para alertas de incêndio e invasão), barreiras acústicas (reduzir o ruído) e iluminação de emergência (geradores de energia). Agora que você sabe o que é EPC e alguns exemplos desses itens, entenda quais são as normas que exigem seu uso.
As empresas são obrigadas a fornecer EPCs?
De acordo com a Norma Regulamentadora 01 (NR-01), todas as empregadoras têm a responsabilidade de diminuir e gerenciar os fatores de risco em um local. Essa obrigação pode ser colocada em prática por meio do fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Além da NR-01, as normas regulamentadoras 04 e 09 preveem a obrigatoriedade de medidas a fim de minimizar os riscos dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Dessa forma, a NR-04 — Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) — determina que a empregadora contrate profissionais que atuam nas áreas de segurança e saúde, considerando a quantidade de colaboradores e o nível de risco das operações realizadas no lugar.
Já a NR-09, referente ao Programa de Prevenção a Riscos Ambientais (PPRA), estabelece que as companhias têm obrigação de disponibilizar e garantir o uso dos EPCs.
Qual é a importância dos EPCs no ambiente de trabalho?
Os EPCs têm uma grande importância nas empresas, uma vez que atuam na promoção da segurança e bem-estar de todos os trabalhadores e pessoas, como fornecedores e investidores, que passam pelo local.
Eles contribuem para a redução de riscos de acidentes graves que, além de afetar os funcionários, geram danos financeiros significativos e outras consequências à empresa, como multas e penalidades.
Além disso, os equipamentos de proteção coletiva mostram o compromisso da companhia em relação às leis e normas regulamentadoras, certificando que aquele é um ambiente seguro e confiável para se trabalhar.
O blog da Loja do Mecânico oferece mais conteúdos sobre segurança no ambiente de trabalho
Agora que você sabe o que é EPC, o que acha de aproveitar a oportunidade e ler outros conteúdos sobre segurança nos processos de trabalho? O blog da Loja do Mecânico conta com artigos completos para facilitar as suas tarefas e os procedimentos da sua empresa.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!