Produzido por:
Conheça a loja
Ferramentas

Saiba para que serve o megômetro e como utilizar em seu trabalho

Ouça esse conteúdo
12. julho. 2024
5. Min. de leitura
Resumo:

Se você trabalha na área de eletricidade, mexendo com fiações para fazer a leitura da corrente elétrica que passa pelos fios, precisa saber o que é e para que serve o megômetro.

Essa ferramenta é muito importante porque verifica a resistência elétrica e a integridade do sistema. Assim, você consegue identificar se há defeitos que precisam de atenção. Continue a leitura para entender quais são as funções do megômetro e como utilizar o aparelho.

O que é megômetro?

Primeiro, você precisa saber o que é um megômetro. Criada em 1904 por James Bluid, essa ferramenta, também conhecida como megger, serve para realizar a medição do fluxo de corrente elétrica.

O megômetro funciona ao gerar um tipo de tensão variável entre 500V e 15.000V, possibilitando a medição do fluxo elétrico. Dessa maneira, ele consegue verificar a resistência de isolamento do sistema de eletricidade.

Quais são as principais aplicações do megômetro?

Uma das melhores maneiras de entender para que serve o megômetro é conhecer quais são as principais aplicações desse instrumento de medição. Os dados oferecidos pelo aparelho podem ter diferentes finalidades. Veja, a seguir, em que itens ele pode ser usado para compreender as funcionalidades.

Motores

O megômetro é um excelente equipamento para realizar a identificação de possíveis problemas em motores elétricos. Por exemplo, ele costuma ser utilizado em testes de resistência da isolação dos enrolamentos.

O equipamento tem excelente utilidade porque ajuda a detectar possíveis problemas no motor. Assim, você consegue tomar as atitudes necessárias para realizar a manutenção preventiva.

O aparelho é uma excelente opção para os profissionais que trabalham em autocenters e oficinas porque ajuda a analisar a qualidade do conserto em peças elétricas.

Cabos e fios

O megômetro também serve para identificar problemas de isolamento em cabos e fios. Por exemplo, caso ocorra alguma fuga de corrente, você consegue realizar o reparo da área do conjunto, evitando que o problema volte a acontecer. Ele pode prejudicar o funcionamento do sistema elétrico, podendo causar até curtos-circuitos.

O megômetro também é muito útil em trabalhos com cabos de comunicação. O aparelho consegue identificar se o isolamento está cumprindo os requisitos necessários para a transmissão eficaz de dados.

Conheça os principais tipos de megômetro

Imagem que mostra o equipamento no texto sobre para que serve o megômetro

Agora que você já sabe para que serve o megômetro, conheça os diferentes tipos do equipamento. A funcionalidade deles é muito parecida, no entanto, os itens têm características específicas diferentes.

Digital

O megômetro digital tem o display de leitura dos dados como principal diferencial. Além disso, o equipamento faz a aplicação de tensão elevada para medir a resistência.

Analógico

O megômetro analógico está em desuso por ser relativamente antigo e ter a operação totalmente manual. Além de oferecer menor precisão, não é prático de manusear.

O funcionamento acontece por meio da aplicação de tensão relativamente alta entre o condutor e o solo ou entre os condutores. Assim, acontece a movimentação de um ponteiro em uma escala graduada que indica a resistência do sistema de isolamento verificado.

Portátil

Para que serve o megômetro portátil? Ele foi desenvolvido para dar maior facilidade aos profissionais que precisam transportar a ferramenta a outros locais. Então, se você quer praticidade, essa versão é uma excelente escolha.

Como utilizar o megômetro corretamente?

Agora que você já sabe para que serve o megômetro, é muito importante aprender como usar um megômetro. Primeiro, certifique-se de que os equipamentos a serem verificados estão desligados e veja se os circuitos e fios não estão sendo alimentados por alguma corrente elétrica. Assim, você evita riscos de sofrer choques.

O próximo passo é conectar um dos bornes (peça metálica onde é feita a ligação do componente elétrico) no quadro de eletricidade ou no cabo do sistema a ser testado. Após isso, ligue o outro borne no fio terra de cobre e coloque o instrumento para funcionar e fazer a medição.

Caso você esteja utilizando o aparelho em um motor, ligue o cabo na estrutura de metal dele e em um dos terminais. É importante isolar o outro lado do fio com uma fita. Depois, basta fazer o teste.

Se o seu aparelho for o digital, basta ligar e realizar a testagem. No entanto, se for o modelo analógico, é preciso colocar a manivela para funcionar. A alta tensão deve ser gerada em poucos segundos.

Feito todo o processo, o aparelho vai gerar um resultado em ohm ou megaohm (unidades de medida da resistência elétrica). Se o valor for inferior a 1,5 megaohms, o sistema pode estar com algum problema.

Blog da Loja do Mecânico: saiba tudo sobre várias áreas de trabalho

Aqui, no Blog da Loja do Mecânico, você aprende muitas coisas sobre diferentes áreas de trabalho e ferramentas. Inclusive, é possível saber para que serve um anemômetro, por exemplo. Então, confira outros conteúdos e mantenha-se informado em relação às variadas tarefas industriais.

Se deseja adquirir um megômetro ou alguma outra ferramenta, saiba que, na Loja do Mecânico, você tem tudo à mão em um só lugar. Confira o catálogo completo de produtos e aproveite para escolher o seu.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!