Produzido por:
Conheça a loja
Ferramentas

Para que serve o prumo? Descubra o funcionamento e os principais tipos

Ouça esse conteúdo
24. agosto. 2023
4. Min. de leitura
Resumo:

Você sabe para que serve o prumo? Essa ferramenta é utilizada na construção e na carpintaria para determinar se um objeto ou uma estrutura está verticalmente alinhado com a gravidade. Isso garante que as paredes, as colunas, os postes, as vigas e outros elementos estejam nivelados corretamente.

O prumo é frequentemente usado por carpinteiros, pedreiros e outros profissionais da construção como uma referência visual para trabalhos mais precisos. Quer outros detalhes sobre para que serve o prumo, incluindo o funcionamento? A Loja do Mecânico explica a seguir.

Como o prumo funciona?

Para entender melhor o que é um prumo, é interessante saber como ele funciona. Ele se baseia em princípios fundamentais da física, como a gravidade e a tendência natural de um objeto buscar o centro da Terra. Confira um passo a passo sobre como isso acontece.

Componentes do prumo

  • linha ou corda: feita com um material resistente, como o nylon ou a corda de sisal, ela fica suspensa a partir de um ponto fixo;
  • peso ou massa: localizado na extremidade inferior da linha/corda, é um objeto geralmente feito de metal, como um cone ou uma bola de aço.

Suspensão vertical

O prumo é suspenso a partir de um ponto fixo, como um gancho no teto ou uma estrutura. Nessa posição, o peso na extremidade da linha fica livre para se movimentar de acordo com a ação da gravidade.

Atenção gravitacional

A Terra exerce uma força gravitacional em todos os objetos na superfície dela, puxando-os em direção ao centro. Essa força se responsabiliza pelo peso dos objetos e pela ação do prumo.

Equilíbrio sob ação da gravidade

Quando está suspenso, o prumo é atraído pela gravidade e começa a se mover em direção ao centro da Terra. Devido a essa ação, o peso e a linha tendem a se alinhar verticalmente e formar uma linha reta. Já está começando a ficar mais claro para que serve o prumo, certo?

Referência de verticalidade

A linha do prumo, quando está equilibrada, fica na vertical, pois está alinhada com a força gravitacional. Isso significa que ela está apontando diretamente para o centro da Terra, em uma linha vertical imaginária.

Verificação e possíveis ajustes

Nos trabalhos de construção, de carpintaria e outros que precisam verificar o alinhamento vertical de objetos ou estruturas, o prumo se enquadra como uma referência. Se um objeto estiver alinhado com a vertical, a linha do prumo ficará exatamente sobre o centro da base dele.

Caso haja algum desvio, a linha do prumo mostra quanto o objeto está fora de alinhamento. Isso permite que o profissional faça os ajustes necessários para corrigir a posição.

ferramentas em cima de superfície representando para que serve o prumo

Conheça os diferentes tipos de prumo

Após falar para que serve o prumo, vamos listar os vários tipos dessa ferramenta, que atendem diferentes necessidades e situações. Veja os principais exemplos:

  • prumo de parede: mais tradicional, ele consiste em uma corda com um peso na extremidade, que serve para verificar a verticalidade de paredes durante a construção. É usado para a verificação do alinhamento vertical de tijolos ou blocos enquanto a argamassa está fresca;
  • prumo de carpentaria: também conhecido como prumo de linha, ele é comum em carpintarias e madeiras. Tem um formato cônico e é usado para verificar se as peças de madeira, como vigas e postes, estão alinhadas verticalmente. Ele também pode servir para marcar pontos de referência na madeira;
  • prumo de pedreiro: com um formato de gota, esse tipo consiste em um objeto pesado com um centro de gravidade bem definido. O formato ajuda a minimizar oscilações e apontar para o ponto abaixo do peso com precisão. Ele é usado em levantamentos topográficos e construções de estruturas maiores;
  • prumo óptico: esse nivelador, também conhecido como prumo a laser, projeta uma linha vertical no ponto desejado. Ele é usado quando a precisão é imprescindível, como levantamentos e trabalhos de precisão em engenharia e construção;
  • prumo de esquadro: projetado para verificar a verticalidade e a horizontalidade ao mesmo tempo, ele tem um design diferenciado que simplifica a verificação das linhas, que é feita em um único instrumento;
  • prumo magnético: usado em trabalhos que envolvem superfícies metálicas, ele incorpora um ímã para se fixar em superfícies de metal e auxiliar na verificação da verticalidade;
  • prumo de bolha: tem um nível de bolha incorporado que permite verificar a verticalidade pela posição da bolha. É comum em situações que precisam garantir a verticalidade e o nivelamento juntos.

Loja do Mecânico: tudo à mão em um só lugar

Viu para que serve o prumo e se interessou pela ferramenta? A Loja do Mecânico tem tudo à mão em um só lugar. Garanta os principais tipos de prumo e aproveite para visitar as categorias do site de ferramentas manuais, elétricas e muito mais.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!