Produzido por:
Conheça a loja
Dicas

Qual fio usar para chuveiro? Entenda como escolher o correto

Ouça esse conteúdo
10. junho. 2024
5. Min. de leitura
Resumo:

Você sabe qual fio usar para chuveiro? Escolher a fiação adequada traz uma série de vantagens, como o bom funcionamento do aparelho e a segurança da instalação elétrica.

Se você tem dúvidas sobre os tipos mais apropriados, o blog da Loja do Mecânico está aqui para ajudar. Saiba qual fio usar para chuveiro e qual é a importância de fazer a escolha certa. Confira.

Importância de escolher o fio adequado

Ao projetar a instalação elétrica do chuveiro, é necessário considerar o modelo do aparelho e os materiais necessários. A qualidade da fiação, por exemplo, é imprescindível. Se você escolher errado, pode enfrentar alguns problemas, como os descritos a seguir.

Superaquecimento

A instalação de chuveiro deve ser feita com toda a cautela, pois fios fora do padrão podem gerar problemas maiores. O principal é o superaquecimento dos cabos, que aumenta o risco de incêndio.

Curto-circuito

Outro perigo frequente é o curto-circuito na instalação elétrica devido à sobrecarga. Isso pode derreter a fiação do chuveiro. Fios inadequados podem não suportar a tensão e consomem mais energia.

Perda da eficiência

Se o fio não é compatível com a potência do aparelho, o desempenho também é afetado. Por essa razão, é primordial escolher o cabeamento adequado e garantir segurança e durabilidade aos componentes da instalação.

Como escolher o fio correto?

Para saber qual fio usar para chuveiro, é preciso, primeiro, considerar a potência e a tensão do aparelho. São elas que determinam o valor da corrente nominal. Em geral, é possível confirmar essas informações na embalagem ou no próprio chuveiro.

Porém, se o valor da corrente nominal não estiver informado, você pode fazer um cálculo simples a partir da potência e da tensão. Por exemplo, considere que o aparelho tem 5.500 W e 127 V.

Divida a potência pela tensão (5.500 W ÷ 127 V) — o resultado será 43,3 A. Agora, é preciso escolher um fio compatível com essa amperagem. Normalmente, essa informação também consta na embalagem do chuveiro.

Caso você não encontre, pode seguir os seguintes valores: cada seção nominal do fio de 2,5 mm², 4 mm², 6 mm², 10 mm² e 16 mm² tem a respectiva amperagem de 24 A, 32 A, 41 A, 57 A e 76 A. Lembrando que esses dados são apenas uma referência. Além disso, se o cabo medir 30 m ou mais, é necessário aumentar a seção nominal.

Tipos de fios mais usados na instalação

Imagem de fio - saiba qual fio usar para chuveiro

Basicamente, existem dois tipos de fios mais usados na instalação elétrica de chuveiro residencial: o de cobre e o de alumínio. Ambos os materiais apresentam boa condutividade elétrica, mas têm algumas diferenças. Veja a seguir.

Fio de cobre

O modelo de cobre é o tipo de fio para chuveiro mais utilizado justamente por ter boa condução elétrica, sendo recomendado para instalação residencial. Como o material é altamente resistente à corrosão, também é muito aplicado em áreas litorâneas.

Fio de alumínio

O fio de alumínio é resistente e maleável. Normalmente, é utilizado em linhas de transmissão de energia, mas também é uma alternativa mais leve para instalações de baixa e média tensão. Contudo, o cobre é uma opção mais econômica e popular.

Como instalar chuveiro elétrico: passo a passo simples

Agora que você sabe qual fio usar para chuveiro, que tal aprender como fazer a instalação do aparelho? Com algumas dicas e passos básicos, você pode operar com segurança. Veja a seguir.

  1. O primeiro passo é desligar o disjuntor e identificar a fiação na caixa de ligação. Por exemplo, se o chuveiro for de 127 V, localize o fio verde (terra), o azul (neutro), e o preto, o branco, o vermelho e o amarelo, que correspondem à fase.
  1. Os chuveiros de 220 V são um pouco diferentes. Você encontrará um cabo verde (terra) e somente dois da mesma cor referentes à fase. Em seguida, desencape as pontas com um alicate e conecte a fiação com o conector de fio para chuveiro.
  1. Na próxima etapa, ligue os fios com o conector e passe a fita isolante para manter a conexão segura. Deixe escorrer a água na temperatura fria por alguns segundos.
  1. Nunca faça esse procedimento com o reservatório vazio, pois isso pode queimar a resistência do chuveiro. Só após esse processo, mude a temperatura para morna ou quente para fazer os testes necessários.

Quando é necessário trocar os fios?

Alguns sinais indicam a necessidade de trocar os fios da instalação elétrica. O principal indício é a queda de tensão frequente, que pode interferir diretamente no funcionamento do chuveiro.

Outros pontos são o superaquecimento da fiação, o curto-circuito e as sobrecargas que desarmam o disjuntor constantemente. Esses problemas podem ocorrer quando os fios estão desencapados, danificados ou com as conexões malfeitas.

Por essas e outras razões, é importante fazer manutenções preventivas regularmente. No caso de instalações antigas, com 20 anos ou mais, a adequação aos padrões atuais é fundamental, substituindo os componentes elétricos para mais segurança.

Acompanhe mais dicas no blog da Loja do Mecânico

Gostou de saber qual fio usar para chuveiro? No blog da Loja do Mecânico, você encontra dicas sobre funilaria, jardinagem, borracharia, construção civil e muito mais. Continue acompanhando os conteúdos e fique por dentro de tudo.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!