Quantas libras colocar no pneu da moto? Saiba o valor adequado
Você sabe quantas libras colocar no pneu da moto? A pressão adequada é fundamental não apenas para garantir o desempenho dos veículos, mas também para proteger o condutor.
A calibragem do pneu de moto deve considerar uma série de fatores. No blog da Loja do Mecânico, você aprende como fazer esse procedimento e quais são as vantagens de realizá-lo periodicamente. Confira.
O que é calibragem de pneu?
Antes de saber quantas libras colocar no pneu da moto, é válido entender mais sobre a calibragem. Calibrar nada mais é do que regular a pressão dos pneus por meio do processo de insuflação de ar.
Esse procedimento deve ser feito conforme o valor determinado pelo fabricante da moto. As montadoras realizam testes precisos para definir a quantidade de libras. Ela é específica para cada veículo a fim de evitar problemas maiores, como acidentes nas estradas.
Vantagens de manter o pneu calibrado
Calibrar o pneu regularmente colabora para a eficiência e o desempenho da moto. Não para por aí: o procedimento tem mais diversas vantagens. A seguir, veja os detalhes e entenda a importância da calibragem frequente.
Economia de combustível
Quando o pneu da moto está descalibrado com baixa ou alta pressão, ocorrem dois problemas: desgaste do acessório; aumento do consumo de combustível. Isso acontece porque a pressão incorreta demanda maior contato do item com o solo, exigindo mais do motor.
A calibragem inadequada aumenta o consumo de combustível em até 15%. Além de pesar no bolso, ela agrava a emissão de poluentes que impactam negativamente o meio ambiente.
Menor desgaste do pneu
A pressão dos pneus descalibrados no solo é irregular. Isso reduz a vida útil deles. Quando estão muito cheios ou muito vazios, exigem maior esforço da suspensão. Por isso, ficam mais suscetíveis a danos.
Com o tempo, esses acessórios perdem a forma e também podem prejudicar a banda de rodagem. Portanto, é fundamental saber quantas libras colocar no pneu da moto para calibrar corretamente e preservar o equipamento.
Maior segurança
Sem dúvidas, a segurança do condutor é um dos maiores fatores a considerar ao calibrar o pneu de moto. Quando o item está fora dos padrões adequados, o veículo fica mais instável, aumentando a possibilidade de acidentes.
Em dias de chuva, o risco é ainda maior devido ao perigo de aquaplanagem, já que os pneus descalibrados reduzem a aderência no solo. É mais fácil perder o controle da direção e se acidentar.
Qual é a calibragem do pneu de moto?
Agora que você já conhece as vantagens da calibragem, é hora de saber quantas libras colocar no pneu da moto. Em geral, no Brasil, são utilizadas 29 PSI para o pneu da frente e 36 PSI para o de trás. A sigla PSI corresponde a Pound Per Square Inch — em português, significa “Libra por Polegada”.
Vale lembrar que esses valores não são uma regra e não precisam ser seguidos à risca. O ideal é verificar as especificações no manual do fabricante. A calibragem ideal depende de cada tipo de moto e dos locais por onde o motorista costuma passar.
Outra possibilidade é buscar informações na internet. Pesquise o modelo da sua moto para ter acesso à ficha técnica do veículo. Nesse documento, você encontra os valores corretos da pressão dos pneus.
Como calibrar o pneu da moto?
Saber como calibrar o pneu da moto evita transtornos e dá autonomia para o condutor. O primeiro passo é remover a tampa da válvula e colocar a mangueira do compressor de ar.
Em seguida, aperte o gatilho até alcançar a pressão adequada para o pneu da sua moto. Após concluir, verifique a pressão com o auxílio de um manômetro para confirmar os valores. Lembre-se que essa análise deve ser feita quinzenalmente para manter a calibragem em dia.
Por que os pneus perdem a calibragem?
Com o tempo, é normal os pneus perderem a calibragem — normalmente, de 1 até 3 lb por mês. Porém, quando o assentamento das rodas está desajustado, esse índice pode aumentar.
Além disso, o pneu pode perder pressão por outros motivos, como envelhecimento do material e mudança de temperatura. Nesses casos, a borracha danificada permite a passagem de ar, provocando o esvaziamento.
Alguns cuidados são importantes para evitar que isso aconteça. Faça a manutenção preventiva da moto e troque os pneus antes que fiquem completamente desgastados. Também evite sobrecarregar o veículo para preservar a integridade dos itens.
Quando calibrar o pneu da moto?
No dia a dia, o próprio condutor pode notar alguns sinais nos pneus ou sentir mudanças na eficiência da moto. Quando eles estão murchos, o veículo tem mais dificuldade para ganhar velocidade.
Por outro lado, quando os pneus estão muito cheios, a moto se torna instável e fica difícil de conduzir. Além disso, é possível perceber a diferença quando os itens ficam frouxos ao entrar em contato com o solo.
Loja do Mecânico: pneus de alta qualidade para a sua moto
Agora que você já sabe quantas libras colocar no pneu da moto, faça a calibragem recomendada e preserve a sua segurança. No departamento de autocenter da Loja do Mecânico, você encontra opções de calibrador. Na loja de quem faz, você tem tudo à mão em um só lugar. Aproveite.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!