Saiba o que é manilha, quais são os principais tipos e onde ela é empregada
Você sabe o que é manilha? Essa peça é muito utilizada por profissionais da construção civil ou por aqueles que atuam na área de transporte e movimentação de cargas.
A manilha pode ser fabricada com metal ou concreto, dependendo da finalidade de aplicação. Com formato de U ou D, o primeiro modelo é muito comum em atividades industriais e comerciais.
Já o segundo modelo tem formato semelhante a um tubo, sendo utilizado na engenharia civil para construir sistemas de drenagem. No blog da Loja do Mecânico, você entende o que é manilha, quais são os tipos, as aplicações e as características.
O que é manilha?
A manilha nada mais é do que uma peça de aço projetada para unir correntes e cabos. Sendo assim, é muito útil para aplicações de ancoragem, sistemas de amarração, elevação e movimentação de cargas, entre outros.
Em geral, a peça tem o formato de U com dois furos na parte inferior, nos quais é colocado um parafuso ou pino metálico para travar. Existem diferentes tipos de manilhas ideais para determinadas operações.
Importância da manilha para içar cargas
Usar essa ferramenta nas operações com cargas garante mais segurança para os profissionais. Como a queda de materiais pesados pode causar lesões corporais graves e irreversíveis, a manilha é usada para impedir que isso aconteça.
Outro fator importante dessa ferramenta é a eficiência. O transporte de um material com segurança evita danos e prejuízos, além de ser mais ágil do que o processo feito manualmente.
Por fim, o acessório também aumenta a confiabilidade no transporte e no manuseio de cargas. Afinal, torna as operações mais seguras, desde que usado adequadamente, conforme as normas de segurança.
Principais tipos de manilha
Agora que você já sabe o que é manilha, precisa conhecer os principais tipos, características e aplicações. Saber mais detalhes ajuda a entender melhor a importância da ferramenta em vários setores. Veja a seguir.
Manilha curva
A manilha curva, ou âncora, tem importante função em atividades de transporte e movimentação. Ela é acoplada a cabos, cintas e correntes para mover materiais pesados em várias direções.
Ela também serve para ajudar na movimentação e na união/fixação de duas partes de um material. A peça é versátil, pois possibilita desmontar essa estrutura após o transporte.
Manilha reta
A manilha reta desempenha o mesmo papel da curva, porém apresenta o formato mais estreito, semelhante a um D. É amplamente usada como acessório de corrente para içar cargas em trajetos retilíneos.
Esse é um dos modelos de manilhas disponíveis em diferentes tamanhos que variam conforme a aplicação. Em geral, ela é fabricada em aço galvanizado. Esse material é resistente à oxidação, aumentando a durabilidade da peça.
Manilha de cabeceira
Está se perguntando o que é manilha de cabeceira? O modelo é uma variação mais longa da versão reta. O acessório é muito utilizado em barcos com a função de prender cabos ou cordas para levantar velas e bandeiras.
Em geral, esse tipo de manilha é feita com uma alça nivelada com outro pino que fica entre a parte inferior da adriça e a superior da alça. Assim como os modelos citados, a opção de cabeceira é confeccionada com materiais que suportam os processos corrosivos como a ferrugem.
Manilha de concreto
O que é manilha de concreto? Ela é amplamente utilizada na engenharia civil, apresentando funcionalidade diferente dos modelos feitos com aço. É produzida na indústria por meio de moldes, tendo características e dimensões específicas.
Os profissionais usam a manilha ou tubo de concreto para construir infraestruturas, sistemas de saneamento e drenagem. Com ela, é possível direcionar o esgoto sanitário e as águas fluviais com qualidade e segurança.
Principais aplicações da manilha
As aplicações da manilha vão além das operações de elevação e movimentação de cargas em setores industriais e logísticos. Elas também são úteis em operações de resgate e até em atividades esportivas. Veja mais detalhes a seguir.
Embarcações
A manilha é utilizada em barcos para prender cabos, cordas e correntes, mas também para situações de reboque. Ela conecta os fios a outras embarcações para facilitar essa operação.
Construção civil
Além de unir equipamentos para mover cargas pesadas, principalmente em guindastes, a manilha serve para ancorar estruturas temporárias. O acessório também é de grande utilidade para estabilizar andaimes em obras.
Operações de resgate
Sem a manilha, seria muito difícil conectar equipamentos para operações perigosas, como resgates em lugares altos. Em montanhas, por exemplo, os socorristas utilizam o acessório nos instrumentos para conseguirem chegar com segurança aos locais onde as vítimas estão.
Guinchamento de veículos
Esse acessório é fundamental para auxiliar nas operações de resgate quando ocorrem desastres naturais, como terremotos e desabamentos. Ele une os cabos do guincho ao veículo para removê-lo do local. Também ajuda a retirar escombros para limpar uma área devastada.
Atividades esportivas
Muito versátil, a manilha também é usada para esportes de aventura, como escalada e rapel. Para subir montanhas, os esportistas usam o acessório para fixar cordas de segurança em âncoras inseridas no solo. No rapel, ele tem a mesma função, ajudando os praticantes a descer com segurança.
Encontre as melhores manilhas na Loja do Mecânico
Gostou de saber o que é manilha e quais são as aplicações? Na Loja do Mecânico, você encontra as melhores opções para tornar as operações mais seguras e confiáveis. No catálogo, estão outros itens interessantes dos departamentos de ferramentas, máquinas e equipamentos autocenter. Confira.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!