Conheça os tipos de conduletes para instalação elétrica de sobrepor
Os tipos de conduletes, ou caixas conduletes, como também são conhecidos, são soluções inovadoras para projetos de instalação elétrica de sobrepor. Eles são práticos principalmente em casos de reforma ou manutenção de tomadas e interruptores.
Com eles, não é preciso quebrar a parede para colocar a fiação e outros elementos que compõem a infraestrutura. No blog da Loja do Mecânico, você entenderá melhor sobre os principais tipos de conduletes e suas características. Confira.
O que é e para que serve o condulete?
Presente em instalações elétricas de sobrepor, o condulete nada mais é do que um tipo de caixa que abriga cabos e fios elétricos. Como fica instalado fora da parede, protege esses componentes e evita o contato de outros elementos externos.
Além disso, essa caixa de passagem tipo condulete dá acesso fácil aos componentes elétricos. É, portanto, uma forma mais prática de fazer reparos e manutenções, quando necessário.
Basicamente, existem dois tipos de conduletes fabricados com materiais adequados para a área externa ou interna. O fixo é composto por aberturas fixas, por onde os eletrodos são conectados em diferentes posições. Portanto, não é possível adaptá-los a qualquer projeto de instalação.
Já o condulete múltiplo é versátil e pode se enquadrar tranquilamente em qualquer layout, pois não tem encaixes fixos. Sendo assim, é possível usar algumas aberturas e tampar com tampões específicos as que não forem usadas.
Principais modelos de conduletes
Para escolher o modelo ideal para o layout da instalação elétrica do imóvel, é preciso conhecer os modelos mais comuns de caixa tipo condulete. Veja os detalhes a seguir.
Caixa condulete tipo C
A caixa condulete tipo C é muito comum em infraestruturas residenciais, comerciais e industriais. Esse modelo é fixo, sendo composto por duas aberturas nas extremidades verticais para conectar os eletrodutos.
Caixa condulete tipo “B”
Diferentemente do modelo anterior, a caixa condulete tipo B conta com apenas uma conexão na lateral. Os profissionais instalam o item na horizontal para finalizar a tubulação elétrica com segurança.
Caixa condulete tipo “E”
O modelo de caixa condulete tipo “E” também é utilizado para concluir a instalação da tubulação, mas na posição vertical. Ele possui apenas uma posição em uma das extremidades, além de ser de encaixe fixo. Assim, não é possível adaptá-lo a qualquer projeto de instalação, como o modelo múltiplo.
Caixa condulete tipo “T”
Mais uma alternativa entre os tipos de conduletes fixos, o modelo “T” é projetado com três aberturas: duas na vertical e outra na horizontal. Desse modo, é uma solução versátil para instalações de sobrepor.
Caixa condulete tipo “X”
Já a caixa condulete tipo “X” conta com quatro aberturas para encaixar os eletrodutos. São duas em cada lateral, formando um “X”. Há modelos que podem ter as saídas tampadas, caso não sejam utilizadas. Por essa razão, são muito usados em projetos que preveem ampliação.
Caixa condulete tipo “LL”
O modelo tipo “LL” é composto por duas aberturas fixas para integrar eletrodos, sendo uma na horizontal e outra na vertical. Existem versões fabricadas em alumínio, ideais para proteger os elementos nas instalações elétricas externas. Isso porque são resistentes às mudanças climáticas.
Caixa condulete tipo “LR”
Seguro e prático, o condulete tipo “LR” é parecido com o modelo anterior, a diferença é que ele conta com uma abertura na vertical e outra na horizontal. Desse modo, forma um “L” à direita, e não à esquerda, como o tipo “LL”.
Caixa condulete tipo “LB”
Mais uma versão de condulete fixo, este apresenta uma posição aberta na vertical e outra na parte traseira. A versão é ideal para embutir a fiação sem quebrar a parede em projetos de instalação de sobrepor. É possível encontrar modelos de condulete ¾ com rosca e tampa.
Caixa condulete tipo “TB”
O modelo “TB” forma um “T”, mas para baixo, ou seja, conta com uma abertura na vertical, uma na lateral e outra na parte inferior do acessório. Ele é um tipo de condulete fixo, disponível com ou sem vedação.
Como escolher o condulete ideal?
A escolha depende de diversos fatores, como o tipo de projeto e o ambiente da instalação. De modo geral, existem conduletes fabricados em PVC e alumínio. O primeiro material é mais popular, muito utilizado em instalações internas, além de ser isolante.
Isso significa que ele é resistente à passagem de corrente elétrica, aumentando a segurança. Por outro lado, o alumínio oferece resistência mecânica e à corrosão, portanto, é recomendado para locais expostos à luz solar e à água. Alguns contam com vedação adicional, que evita infiltrações em áreas molhadas.
Por fim, há as versões com a entrada sem rosca ou com rosca. Os conduletes múltiplos, por exemplo, normalmente são rosqueáveis. Desse modo, permitem conectar os eletrodutos conforme o layout da instalação. Enquanto isso, os fixos são projetados com ou sem rosca.
A Loja do Mecânico é o lugar de quem faz
Gostou de conhecer os tipos de conduletes? Aqui, no blog da Loja do Mecânico, você encontra outros conteúdos interessantes sobre construção civil, autoelétrica, jardinagem e muito mais. Não deixe de acompanhar os nossos posts.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!