Tipos de furadeira: veja 7 versões e entenda qual combina com suas necessidades
Sabia que existem diferentes tipos de furadeira para perfurar diversos materiais? Essas ferramentas podem ser utilizadas tanto em casa, para tarefas simples, quanto em meios industriais, para serviços mais pesados.
Sendo assim, para cada atividade, é recomendada uma determinada furadeira. Para trabalhos em casa, serralherias, marcenarias, carpintarias e oficinas em geral, é importante conhecer cada modelo e escolher o equipamento ideal. A seguir, veja os tipos de furadeira e suas aplicações.
1 – Furadeira de impacto
Afinal, o que é a furadeira de impacto? Além da rotação para perfurações como as ferramentas comuns, esse equipamento apresenta impacto e maior potência ao desempenhar a função. Assim, ele serve para furar superfícies mais duras com maior eficiência.
Entre os materiais que podem ser perfurados por essa ferramenta elétrica estão: concreto, alvenaria, aço e madeira. Ela costuma ser muito utilizada por profissionais de construção civil, carpintaria, marcenaria, oficinas de manutenção e serralherias.
2 – Furadeira-martelete
O martelete é uma ferramenta de alta potência para variadas tarefas de perfuração, impacto e rompimento. Então, o que é a furadeira martelete? Esse tipo já vem com a função de martelo, então serve para trabalhos mais pesados, furando e até quebrando superfícies duras.
Ele é muito comum na construção civil, pois fura o concreto com maior facilidade e pode abrir canaletas para passagem de tubulações.
3 – Furadeira pneumática
A furadeira pneumática é principalmente utilizada para abertura de furos em metais, madeiras, materiais de alvenaria, plásticos e fiberglass. No entanto, ela pode desempenhar outros papéis, como trabalhos de recondicionamento de roscas danificadas. Ela trabalha com ar comprimido, por meio da tecnologia pneumática, possui bom desempenho e realiza o trabalho de maneira eficiente.
4 – Furadeira de bancada
Indicada para atividades que exigem extrema precisão de velocidade, a furadeira de bancada costuma ser empregada em trabalhos de carpintaria, artesanatos e marcenarias. Os modelos mais potentes estão presentes até em oficinas em geral. Assim, ela realiza furos em materiais ferrosos, madeiras e plásticos.
5 – Furadeira de coluna
A furadeira de coluna pode ser utilizada de maneira profissional ou semi, para perfurar materiais ferrosos e não ferrosos. Pessoas que trabalham em serralherias, oficinas, carpintarias e marcenarias geralmente têm esse equipamento, que é usado de maneira fixa em bancadas.
6 – Furadeira portátil
Com grande versatilidade e praticidade, pois pode ser facilmente manuseada e levada para qualquer lugar, a furadeira portátil é uma boa opção para uso doméstico ou até industrial. Geralmente, ela é uma ferramenta leve e fácil de operar.
7 – Furadeira angular
Entre os diversos tipos de furadeira, é uma excelente opção para perfurações em madeira, tendo grande duração de trabalho nesse material. Além disso, a furadeira angular atua bem sobre plásticos e metais, inclusive em espaços reduzidos e difíceis de acessar.
Vai furar uma parede em casa? Veja algumas dicas
Você sabe como usar a furadeira na parede? Para fazer esse serviço, você deve se atentar a alguns detalhes, como a superfície do furo, o tamanho adequado da broca e o modelo da furadeira.
Primeiro, verifique se não há canos ou fiação no local e se a bucha e a broca têm o mesmo tamanho. Depois, marque o local onde será feito o furo na parede e o limite da perfuração na broca, para evitar erros e não ir muito fundo. Pronto, agora, você pode executar o serviço.
Como escolher a melhor furadeira?
No momento de escolher entre os tipos de furadeira, é importante ver a indicação de uso e as especificações de cada uma, como a rotação por minuto (rpm) e a potência. A opção vai depender da maneira como você a utilizará: profissionalmente, é necessário um item mais sofisticado e potente.
Já se você pretende apenas realizar serviços simples em sua casa, como perfurar madeira ou paredes compostas por tijolos simples, para anexar uma prateleira, por exemplo, uma furadeira para uso doméstico será suficiente. No geral, ela não precisa ser muito potente.
Uma furadeira elétrica com 500W de potência e 3.000 rpm, por exemplo, é uma ótima opção para se ter em casa, pois pode perfurar paredes de tijolos e blocos de concreto. Assim, ela serve perfeitamente para algumas tarefas simples.
Encontre a furadeira ideal aqui na Loja do Mecânico
Na Loja do Mecânico, você encontra diversos tipos de furadeira com alta qualidade e as melhores marcas do mercado. Por isso, não perca tempo e pesquise no site com os filtros que você desejar, como valor e modelo. Aqui é tudo à mão em um só lugar.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!