Produzido por:
Conheça a loja
Ferramentas

Tipos de lixa para madeira: veja quais são e para que servem!

Ouça esse conteúdo
16. janeiro. 2024
5. Min. de leitura
Resumo:

Os diferentes tipos de lixa para madeira têm funções variadas quando o assunto é preparar esse tipo de material. Com elas, é possível remover camadas de outros produtos, nivelar superfícies e até melhorar o acabamento das peças.

Elas são importantes tanto para profissionais de marcenaria quanto para quem deseja reformar um móvel, por exemplo. Conheça aqui no blog da Loja do Mecânico os tipos de lixa para madeira disponíveis.

Quais são os tipos de lixa para madeira?

Na hora de escolher uma lixa para madeira, é essencial entender para que será usada. Existem lixas que devem ser usadas junto com determinadas ferramentas, enquanto outras são de uso manual.

Outro ponto essencial é entender o nível de abrasividade desejado. Como você verá, existem lixas mais grossas e capazes de retirar mais material, enquanto outras são mais finas e delicadas. Abaixo, conheça os modelos mais comuns e suas respectivas utilidades.

Lixas para madeira por tipo de grão

A gramatura de lixa para madeira é uma das informações mais importantes a se notar na hora da compra. A depender da classificação, ela será mais adequada para as etapas iniciais ou para o final do processo. Conheça as principais opções a seguir.

Grãos grossos

Ao observar a numeração da lixa para madeira, se você encontrar um número entre 40 e 60, é sinal de que ela é de grãos grossos e serve para realizar o desbaste inicial, como tirar camadas superficiais de verniz ou tinta.

Vale notar que, quanto menor for o número, mais intensa é a retirada de partes da superfície. Logo, ao procurar saber qual a lixa mais grossa para madeira, a lixa de grão 40 costuma ocupar essa posição.

Grãos médios

As lixas de grãos médios têm numeração próxima a 80 e abrasividade intermediária. Elas ajudam a retirar rebarbas, a reduzir imperfeições e a começar o acabamento de determinadas partes da peça, como cantos e quinas.

A lixa de grãos médios também ajuda a amenizar o aspecto desgastado da lixa grossa. Porém, se não for necessário ter uma abrasividade tão alta, é possível começar já nessa faixa de gramatura.

Grãos finos

Entre os tipos de lixa para madeira, aquelas com gramatura entre 100 e 120 são conhecidas por seus grãos finos. Elas são usadas tanto para preparar a superfície para a pintura ou para a aplicação de verniz quanto para suavizar ainda mais a superfície antes do acabamento.

O objetivo dessa lixa, portanto, não é retirar imperfeições profundas mas sim deixar a peça preparada para a finalização e sua aparência.

Grãos extrafinos

Lixas com gramatura entre 150, 180 e 220 podem ser consideradas de grãos extrafinos. Elas são mais voltadas para o polimento, sendo pouco abrasivas. A depender do caso, essa pode ser a resposta quando você quer saber qual a lixa mais fina para madeira.

mão segurando um dos tipos de lixa para madeira em lateral de superficie clara

Lixas para madeira por formato

Além da gramatura para desbaste ou polimento, as lixas para madeira podem ser divididas de acordo com o formato em que são encontradas. Tudo varia com o uso, então, vale a pena conhecer melhor as alternativas disponíveis. Veja:

Folha de lixa

A folha de lixa é a opção mais simples para quem busca saber o que usar para lixar madeira. Ela é vendida em folhas individuais e utilizada manualmente, sem exigir equipamentos específicos.

Rolo de lixa

Para projetos maiores, como a reforma de vários móveis ou um grande projeto de marcenaria, é possível recorrer ao rolo de lixa. Dessa forma, é possível cortar a lixa do tamanho necessário, o que traz mais praticidade e um bom custo-benefício, caso você utilize o material diversas vezes.

Cinta de lixa

Já a cinta de lixa serve para ser usada em lixadeiras. Com isso, ela pode tornar o trabalho mais eficiente e proporcionar melhor qualidade. Ela pode beneficiar tanto profissionais quanto amadores, pois é possível aproveitar esse tipo de lixa para madeira.

Lixa triangular

A lixa triangular, também conhecida como lixa pluma, vem com furos que permitem usá-la em uma lixadeira elétrica na realização de trabalhos. Suas extremidades agudas são ideais para alcançar áreas de difícil acesso, como os cantos das peças.

Qual é o melhor tipo de lixa para madeira?

Para escolher entre os tipos de lixa para madeira, é essencial considerar quais são suas necessidades e como esse produto será utilizado. Comece definindo se você pretende fazer uso manual ou em uma lixadeira portátil ou delta.

Depois, defina o tipo de gramatura ideal para a aplicação desejada. Vale lembrar que o uso de lixas finas e ultrafinas é recomendado depois de usar as versões mais grossas. Desta forma, é possível obter um acabamento melhor e sem rebarbas.

Outra dica é comprar mais de uma lixa do mesmo tipo ou gramatura. Se o desgaste em uma lixa grossa for muito intenso, por exemplo, pode ser necessário usar uma nova para concluir a tarefa. Como mais de uma disponível, é mais fácil realizar o projeto.

Encontre os tipos de lixa para madeira na Loja do Mecânico

Agora, você sabe quais são os tipos de lixa para madeira e onde eles podem ser usados. Para aproveitar produtos de qualidade, conte com a Loja do Mecânico! No site, você tem tudo à mão em um só lugar e ainda pode aproveitar as condições facilitadas de pagamento. Conheça as diversas ofertas de máquinas elétricas , incluindo lixadeiras.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!