Produzido por:
Conheça a loja
Ferramentas

Tipos de máquinas de solda: conheça as versões do equipamento

Ouça esse conteúdo
27. setembro. 2023
4. Min. de leitura
Resumo:

Como é a principal ferramenta de trabalho de um soldador, existem variados tipos de máquinas de solda no mercado. Eles são muito utilizados no dia a dia desse profissional para realizar a união de metais em portões, corrimões, chapas ou outros locais e peças.

Para atender essas demandas do cotidiano, é necessário utilizar diferentes tipos de máquinas de solda, pois cada um pode ser mais ou menos eficiente conforme o serviço feito em oficinas, serralherias, funilarias, empresas do ramo metalúrgico e indústrias em geral.

O que é e quais cuidados tomar com a máquina de solda?

As máquinas de solda são equipamentos considerados indispensáveis para os profissionais que trabalham em serralheria, mecânica e funilaria. Elas permitem fazer reparos em objetos como peças mecânicas, itens industriais e ferramentas.

Para realizar esses trabalhos de forma segura, é importante saber como usar a máquina de solda e adotar alguns cuidados. Entre eles, estão: usar equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, óculos, luvas e roupa adequada; limpar a superfície a ser soldada; e regular o aparelho para começar o serviço.

Veja os modelos de máquinas de solda

Na Loja do Mecânico, há variados modelos de máquinas de solda. Para escolher o que mais corresponde às suas necessidades, é necessário conhecer cada um. Para ajudar nisso, reunimos informações sobre as principais versões a seguir.

MMA

A máquina de solda MMA realiza a soldagem com um eletrodo revestido. É o processo mais utilizado no meio profissional, por conta da flexibilidade. Ela é capaz de unir grande parte dos metais ferrosos ou revestidos por uma bolha de solda.

MIG

A máquina de solda MIG é simples de usar, pois é semiautomática, e utiliza gás e arames para a soldagem. Ela pode ser usada sobre qualquer tipo de material.

TIG

Servindo para soldar até peças de titânio, a TIG utiliza um eletrodo de tungstênio e é considerada a melhor máquina em comparação com a MIG e a MMA. No entanto, ela tem um manuseio mais complexo e exige um profissional para o uso.

homem usando equipamento sobre superfície representando tipos de máquina de solda

Inversora

A máquina de solda inversora transforma a energia de entrada, de corrente alternada em contínua, então o arco elétrico ganha mais estabilidade para a soldagem. Para isso, ela trabalha com quatro componentes: IGBT (Transistor Bipolar de Porta Isolada), capacitor, transformador principal e diodos.

Transformadora

Esse equipamento utiliza um transformador elétrico para unir materiais metálicos. Assim, a principal função dele é a conversão da tensão elétrica para uma menor, ideal para a solda. Ele é amplamente utilizado para processos com eletrodo revestido.

Portátil

Para quem deseja mais praticidade e facilidade para transportar o equipamento, a versão portátil é uma opção muito eficaz. Na Loja do Mecânico, você encontra esse modelo.

Retificador

Muito utilizado na indústria metalúrgica e na construção civil, o retificador tem a função de transformar a corrente elétrica alternada em contínua. Assim, o aparelho funciona da melhor maneira possível sobre diferentes tipos de metais, com eletrodos de baixa, média e alta penetração.

Multiprocesso

O mecanismo de multiprocesso realiza diferentes tipos de solda, pois tem diversas correntes elétricas, o que possibilita unir diferentes materiais em variadas posições. Sendo assim, ele pode ser utilizado para a soldagem MIG, TIG, arco submerso, eletrodo revestido e outras.

Como escolher a máquina de solda ideal?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de máquinas de solda, é importante entender como escolher a máquina de solda. Para isso, atente-se a alguns pontos, como o ciclo de trabalho, que indica por quanto tempo (até dez minutos) o equipamento consegue soldar sem interrupção.

Para garantir que o produto desejado é a melhor máquina de solda para seu trabalho, também verifique a voltagem, já que existem versões monofásicas e trifásicas, variando de 127 a 440V. Outro ponto é o tipo de soldagem a ser feita e o material a ser soldado.

A potência do equipamento também deve ser observada, pois serviços mais pesados exigem uma máquina de alta potência. Por outro lado, para reparos pequenos, uma potência menor deve servir.

Adquira a máquina de solda ideal na Loja do Mecânico

A Loja do Mecânico é a maior loja de máquinas e ferramentas da América Latina, por isso oferece diversos tipos de máquinas de solda. Assim, você escolhe a que mais atende suas necessidades, com o processo ideal de soldagem para sua empresa ou até sua residência.

Além disso, você pode adquirir acessórios para trabalhos de solda, como eletrodos, e outros itens para o trabalho e para a casa, como uma caixa de ferramentas que vem com diversos utensílios. Aqui é tudo à mão em um só lugar.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!