O acabamento é um dos momentos mais esperados em uma obra, afinal, são os detalhes que imprimem a sua personalidade no projeto. Saber escolher os tipos de piso adequados é essencial para criar harmonia com os demais elementos do ambiente.
Aspectos como textura, material, tamanho e, principalmente, indicação para ambiente interno ou externo são essenciais para definir o revestimento. Se você não tem ideia de quais tipos de piso escolher para o seu projeto, confira as dicas do blog da Loja do Mecânico.
Os tipos de piso para casa, sobretudo para ambientes internos, devem agregar valor estético, mas também propiciar conforto e praticidade na hora de limpar. Abaixo, confira os modelos mais recomendados.
O porcelanato é um revestimento de alta qualidade em que vale a pena investir. Versátil e atemporal, ele pode ser instalado na cozinha, na sala, no quarto, entre outros cômodos. Há opções que imitam mármore, madeira e cimento para combinar com estilos decorativos diversos.
Por ser considerado um dos tipos de piso nobres, apresenta grande resistência e durabilidade. A versão polida, por exemplo, é brilhante e lisa. Portanto, não é recomendada para áreas molhadas.
Por outro lado, o porcelanato acetinado não recebe acabamento brilhante, mas pode ser usado com segurança em ambientes molhados, como o banheiro. Já a versão esmaltada está disponível em uma grande variedade de desenhos e estampas.
Se você prioriza economia no seu projeto, mas quer um material clássico como a madeira, pode investir no piso laminado. Por ser fabricado em um processo de madeira aglomerada, é mais acessível.
Ele é um dos tipos de piso que harmoniza perfeitamente em salas, quartos e escritórios. Vale lembrar que ele não deve ser instalado em locais úmidos e molhados, pois não é resistente à água.
Além de ser uma opção econômica, esse modelo é fácil de instalar. Ele é ótimo para reformas porque se o piso antigo estiver nivelado adequadamente, não é preciso removê-lo. Basta encaixar as novas peças e colá-las por cima, sem precisar de um especialista no assunto.
O piso vinílico é uma alternativa sustentável para a sua casa, pois é fabricado com materiais recicláveis à base de resina de PVC. O acabamento é semelhante à madeira, mas tem conforto acústico. Então, ele é uma boa escolha para locais com pets e crianças.
Apesar de ser mais resistente à água do que o piso laminado, o vinílico não é recomendado para áreas molhadas. Já a instalação depende da versão escolhida: ele está disponível em forma de tapetes, mantas e placas.
O piso cerâmico destaca-se pela versatilidade, sendo um dos materiais mais usados em obras no Brasil. Com uma grande variedade de tamanhos, cores, texturas e desenhos, é um item bonito e durável.
Ele também ganha pontos quando o assunto é a manutenção, já que é muito fácil de limpar e não mancha com facilidade. Os modelos ásperos são ideais para ambientes úmidos e molhados. Já os lisos ficam muito bem em salas, por exemplo.
É preciso ter muita atenção ao escolher um piso para área externa, principalmente se ela for exposta à chuva e ao sol. Portanto, o material deve ser resistente e antiderrapante para oferecer mais segurança nesses locais. Veja os tipos mais adequados a seguir.
As pedras naturais são excelentes alternativas para o exterior do imóvel. A linha é composta por ardósia, quartzos e granitos. A primeira versão, por exemplo, é um dos tipos de piso para calçada e quintal muito populares.
O material destaca-se por absorver pouca água e sujeira, sendo fácil de limpar. Além disso, é resistente às mudanças climáticas e seguro para a circulação de pessoas por ser antiderrapante.
Já o quartzo e o granito são revestimentos rústicos resistentes ao frio e ao calor. Eles estão disponíveis em uma grande variedade de cores. Podem ser instalados na área ao redor da piscina devido às características impermeabilizantes que evitam a formação de mofo.
O revestimento paver é classificado como piso drenante ― ideal para áreas externas. Portanto, é uma boa alternativa para garagens, estacionamentos, jardins e calçadas.
Versátil, esse material está disponível em formas geométricas para agregar valor estético ao ambiente. Além disso, destaca-se por ser resistente e permeável, ou seja, consegue drenar a água facilmente, evitando poças.
Outra vantagem é a instalação e a manutenção do paver: o material é resistente, durável e fácil de implementar. Por ter essas especificações, ele é muito usado em projetos de construções públicas.
Outra opção que evita o empoçamento, a cerâmica terracota é ideal para áreas externas, principalmente urbanas. O material é absorvente e poroso, então, a água escorre facilmente para o solo.
A aparência natural e fosca valoriza projetos clássicos e minimalistas. Alguns revestimentos recebem uma camada de proteção para evitar que o sal solúvel do próprio cimento infiltre-se, danificando as peças. Escolher materiais com recursos extras garante mais resistência e durabilidade.
Gostou de conhecer os tipos de piso para a sua obra? No blog da Loja do Mecânico, há outros conteúdos interessantes com dicas de ferramentas, jardinagem, mecânica, funilaria e muito mais. Continue acompanhando os posts e amplie os seus conhecimentos.
Saber como fazer esquadro de madeira é essencial para cortes precisos. Ele garante que as…
A escolha certa de ferramentas para serralheiro é fundamental para qualquer profissional que trabalhe com…
Saber como escolher martelete certo pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente quando se trata de…
Saber como fazer mão-francesa é essencial na construção de estantes, prateleiras e suportes, permitindo que…
Você está procurando um projeto de marcenaria que seja fácil de fazer e que adicione…
Você sabe como funciona carregador de bateria? Esse componente é fundamental para manter seu veículo…