Conheça os tipos de plaina e saiba como escolher o equipamento ideal
Se você trabalha com marcenaria, carpintaria ou na construção civil, é interessante saber quais são os tipos de plaina. A seguir, você entende como esses equipamentos funcionam e como escolher o melhor para a sua casa ou empresa.
Essa é a máquina ideal para quem precisa fazer tarefas como nivelar e dar acabamento em superfÃcies de madeira. Há vários tipos de plaina com funcionamentos diferentes. Continue a leitura para conhecer mais sobre cada um dos modelos.
Tipos de plaina
Algumas das atividades que podem ser feitas com a máquina são consertar e montar móveis, fazer manutenção em portas e nivelar vigas. Confira, abaixo, os tipos de plaina e escolha o modelo mais adequado para as suas operações.
Plaina manual
A plaina manual é um equipamento feito de metal com uma alça de plástico ou de madeira. Ela tem uma lâmina com medidas de comprimento e espessura que variam conforme cada modelo.
Os tipos de plaina manual são divididos por números que vão de 1 a 8. As ferramentas de número 5, por exemplo, têm 8 pol de comprimento e 4 pol de espessura. Já as da categoria 4 têm lâminas com 8 pol de comprimento e 2 pol de espessura.
Há também as ferramentas do tipo bevel-up, que são mais indicadas para os processos de acabamento. Elas nivelam a madeira sem tirar grandes lascas das superfÃcies.
Plaina elétrica portátil
A plaina elétrica portátil tem a mesma função que a manual, contudo, o operador não precisa empregar força fÃsica para usar. Ela é uma boa opção para os trabalhos mais pesados.
Assim como as manuais, as plainas elétricas são divididas em números. Elas também são classificadas como de hobby, para uso doméstico, ou como industriais, havendo opções para diversas operações.
Na hora de comprar esse tipo de equipamento, além de conferir o modelo, é preciso checar a potência, o número de rotações por minuto (rpm) e a voltagem do aparelho.
A potência de uma plaina elétrica portátil, por exemplo, costuma variar entre 500W e 800W. As máquinas de uso doméstico atingem, em média, um ângulo de 10 cm, enquanto as industriais podem chegar a 30 cm.
Plaina desengrossadeira
A plaina desengrossadeira, também conhecida como plaina de bancada, é um equipamento elétrico que fica preso em um tampo. É preciso levar a madeira até ele para realizar os procedimentos de nivelamento.
A potência dessas máquinas costuma variar entre 1.500W e 2.000W. Elas oferecem uma profundidade de corte maior do que os outros modelos de plaina. Por isso, elas são muito utilizadas nas indústrias em trabalhos mais pesados.
Essas plainas também são muito usadas pelas marcenarias e empresas de móveis planejados. Elas deixam todas as peças de madeira com a mesma espessura, o que é essencial na hora de montar um móvel.
Plaina desempenadeira
A plaina desempenadeira é ideal para desbastar madeiras que estão empenadas, desalinhadas ou curvadas. Ao colocar a peça de madeira nessa máquina, ela é trabalhada para ficar uniforme.
Algumas plainas desengrossadeiras também têm a função de desempenar peças de madeira. Portanto, se você está em busca de um aparelho multifuncional, pode ser interessante investir em uma máquina que ofereça essas duas funções.
Como escolher a plaina ideal?
Após conhecer os tipos de plaina, é necessário descobrir como escolher o equipamento ideal para você. Quem procura um aparelho apenas para fazer reparos em móveis, portas e janelas, pode ficar satisfeito com o modelo manual.
Já as plainas elétricas podem ser uma boa escolha para quem precisa fazer tarefas mais pesadas em carpintarias e marcenarias. Caso você queira mais praticidade para realizar os seus trabalhos, opte por um modelo portátil.
Por outro lado, quem fabrica móveis pode usar uma desengrossadeira e uma desempenadeira. Essas máquinas deixam as peças de madeira uniformes e desempenadas, possibilitam montar os móveis exatamente como estão no projeto.
Além disso, na hora de escolher uma plaina, também é necessário optar por um modelo que faça os cortes na madeira na largura e na profundidade que você precisa.
Como usar a plaina?
Antes de começar a usar uma plaina, seja elétrica, seja manual, é fundamental colocar os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para o trabalho, como luvas e máscara.
O modo de operar as plainas elétricas e manuais é bem parecido. Nos dois casos, é necessário usar as duas mãos: uma para empurrar a ferramenta e a outra para direcionar o movimento e empurrar a peça de madeira.
Na Loja do Mecânico, você encontra os principais tipos de plaina
Conhecer os tipos de plaina é essencial para quem trabalha com madeira no dia a dia. Assim, é possÃvel escolher o equipamento mais adequado para o tipo de serviço que você executa.
Agora que você já conhece melhor esse aparelho, continue no site da Loja do Mecânico, a maior loja de máquinas e ferramentas elétricas da América Latina, e adquira agora mesmo a sua plaina.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!