CONSTRUÇÃO CIVIL
O grafiato é uma técnica de revestimento de alta durabilidade que cria uma textura rústica e granulada nas paredes.
Para alterar essas superfícies, é necessário retirar o grafiato por completo, a fim de garantir a aderência de novos produtos. Descubra como fazer isso a seguir!
O primeiro passo para remover grafiato das paredes é proteger o ambiente. Cubra o piso e demais áreas com papelão, fita crepe ou plástico para não danificar.
Durante o processo, você precisará fazer uma raspagem e lidar com muita poeira. Lembre-se de usar EPIs, como luvas, máscaras, óculos e botinas para se proteger.
Utilize uma espátula para fazer a raspagem na parede. Realize movimentos firmes e constantes para remover o grafiato, com cuidado para não danificar a superfície.
Após retirar o máximo da textura, é hora de lixar a parede. Use sua lixa de preferência para deixar a superfície nivelada, sem irregularidades ou tinta.
Se a raspagem e o lixamento não forem suficientes, aposte em um produto para remover textura, como um limpador ou removedor de grafiato, até retirar tudo.
Conseguiu remover? É hora de limpar. Use água e sabão neutro em espuma ou pano macio, esfregue suavemente e lave a superfície até retirar todos os resíduos.
Caso note alguma irregularidade na superfície após a limpeza, use massa corrida ou acrílica para preencher. Lixe até nivelar e cubra com um selador.
Com a parede limpa e uniforme, aplique a massa corrida em toda sua extensão, com uma espátula e desempenadeira. Deixe a área pronta para o acabamento.
Aplique as demãos indicadas de massa corrida e lixe novamente a parede. Use uma escova e um pano úmido para remover o pó. Finalize com a tinta ou textura que desejar.
Agora você já sabe como remover grafiato das paredes em poucos passos! Gostou? Garanta o que precisa para pôr as dicas em prática na Loja do Mecânico!