FERRAMENTAS
Existem muitos modelos de chaves manuais. Por isso, na hora de escolher a opção certa, é fundamental se atentar ao tipo e tamanho da porca ou parafuso, ao local que ela será usada, além das condições de trabalho.
A chave de fenda é um dos modelos mais comuns. Ela é útil para afrouxar e apertar parafusos com cabeça ranhurada e possui uma lâmina plana, que se encaixa perfeitamente no parafuso.
Muito parecida com a chave de fenda, a chave philips tem uma ponta em formato de cruz. Esse formato permite a distribuição mais uniforme da força durante o aperto ou soltura. É muito usada para montagem de eletrônicos, móveis, automóveis, dentre outros.
Já a chave de boca é usada para apertar e afrouxar porcas com cabeça sextava. Ela tem uma abertura fixa na extremidade, que se encaixa diretamente no parafuso ou na porca.
Também conhecida como chave hexagonal, a chave allen é usada em parafusos com cabeça sextava interna. Com formato em “L”, ela pode ser encontrada nos modelos longos, curtos e abaulados.
Para espaços menores, a chave de catraca é uma ótima solução. Ela vem equipada com um mecanismo que permite girá-la várias vezes sem remover a chave. Alguns modelos ainda podem acompanhar cabos intercambiáveis.
A chave inglesa se destaca por sua versatilidade. Sua mandíbula é ajustável a diferentes tipos de parafusos e porcas. Normalmente, ainda tem uma marcação de tamanho que permite uma regulagem mais precisa.
Se você está buscando alternativas ainda mais rápidas, saiba que as parafusadeira são ótimas opções, já que tem velocidade mais potente e requer menos esforço físico.
Ao escolher uma dessas ferramentas, você ainda vai contar com benefícios, como: controle de torque, função reversível e tecnologia de impacto, útil para perfurar materiais mais duros. Ela ainda pode vir acompanhada de diferentes brocas e bits que fazem dela uma alternativa versátil.
Que tal renovar o seu jogo de chaves com as opções da Loja do Mecânico? No site, você encontra tudo que precisa, sem sair de casa. Aproveite!