Carregando...
 
Faixa de Preço
Filtro de Pesquisa

Serrotes

Os serrotes são ferramentas manuais que servem para cortar ou podar madeira, gesso, aço e demais materiais. Eles são bastante comuns na marcenaria e construção, e fundamentais para a confecção das mais diversas peças, como móveis, objetos decorativos, entre outros.

Basicamente, a estrutura é composta por um cabo, comumente feito de madeira, e uma lâmina denticulada e travada, fabricada em aço temperado. Em geral, os dentes são inclinados e alternados para um lado e para o outro, o que favorece a precisão do corte.

Na Loja do Mecânico, você encontra diferentes modelos de serrotes para seus serviços. Achou interessado? Venha conhecer as principais opções e as características de cada uma!

Dentes: ripcut ou crosscut?

Antes de conhecer os modelos de serrote, é importante pontuar que existem dois tipos de dentição: ripcut e crosscut. Essa classificação se refere à maneira como a lâmina da ferramenta passa pelos materiais, principalmente a madeira.

O ripcut consiste em dentes que vão a favor das fibras do material. Então, eles são planos, como pequenos formões, o que faz a lâmina realizar o corte sem penetrar entre as fibras, o que confere maior precisão.

Já o crosscut tem dentes que vão contra as fibras da madeira. Eles possuem um formato semelhante ao de uma faca e cortam com o lado em vez do topo. Isso ajuda a serrar as fibras ao meio sem rasgá-las e esfacelá-las, o que garante um melhor acabamento.

Tipos de serrote

Agora que você já sabe a diferença entre os dentes, é hora de conhecer os principais modelos de serrote para madeira e outras superfícies. A seguir, separamos as opções mais procuradas e as especificações delas. Veja!

Serrote profissional

O serrote profissional, também conhecido como serrote de carpinteiro, é o mais comum entre os tipos. Normalmente utilizada para cortar madeira, a lâmina dele é flexível, apresenta um formato tradicionalmente triangular e, em geral, tem entre 30 e 60 cm, um tamanho que facilita o corte e evita travamentos durante o manuseio.

Serrote de ponta

Como o próprio nome sugere, este modelo se diferencia por ter uma lâmina maleável e estreita que forma uma ponta fina. O formato torna necessário fazer um furo nos materiais antes de serrá-los, para cortá-los de dentro para fora. Bastante indicado para quem procura um serrote para drywall, ele possibilita cortes rentes à superfície, o que ajuda no nivelamento.

Serrote costa

O serrote costa possui formato retangular com o dorso guarnecido, o que confere maior controle ao manuseio. Ele possui um tamanho reduzido e uma lâmina mais fina, com um número elevado de dentes por polegada. Essa ferramenta é indicada para cortes precisos, principalmente em juntas, detalhes e pequenas peças.

Tico-tico

Também conhecida como serrote de joalheiro, a serra tico-tico conta com um arco metálico e lâminas intercambiáveis, muito finas. O formato possibilita cortes em curvas bem fechadas, assim como a retirada de materiais finos. Além de servir para cortar metais, madeira, plástico e MDF, ela vem em versões de serrote para gesso.

Loja do Mecânico: tudo à mão em um só lugar!

Gostou das opções? Que tal aproveitar todas essas informações para explorar os modelos de serrotes disponíveis na Loja do Mecânico? Há diversas versões e outras ferramentas manuais indicadas para construção civil, marcenaria, jardinagem, indústria e muito mais. Aproveite!

ver mais

Loja do Mecânico e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Voltar