Produzido por:
Conheça a loja
Dicas

Confira como fazer muda de suculenta e os principais cuidados

Ouça esse conteúdo
24. janeiro. 2024
5. Min. de leitura
Resumo:

As suculentas estão entre as espécies de plantas mais queridas no universo da jardinagem. Afinal, são fáceis de cuidar e muito resistentes, além de extremamente bonitas. Elas podem ser compradas já prontas, mas também tem como fazer muda de suculenta e dar vida a uma nova plantinha. Que tal experimentar?

Por suas características, essa planta é ideal para quem está iniciando na jardinagem e tem uma rotina corrida. Além disso, fazer uma muda do zero é uma tarefa fácil, basta seguir um passo a passo. Neste conteúdo, você confere como fazer a muda e como cuidar de suculentas. Acompanhe!

Antes de fazer a muda: escolha da planta e preparo da terra

Antes de saber como fazer muda de suculenta, é preciso iniciar alguns preparos. O primeiro deles é justamente escolher qual será plantada. Existem diversos tipos de suculentas, com características e cuidados próprios. Entre os principais gêneros, estão Echeveria, Sedum, Sedeveria, Graptopetalum e Graptophyllum.

Depois de escolher, é importante selecionar um recipiente para o crescimento da suculenta. Vasos com furos na base são interessantes para drenar a água proveniente da rega. Em seguida, é fundamental preparar o solo com o uso de substratos já prontos ou feitos em casa.

O substrato é a mistura de nutrientes, compostos orgânicos e outros materiais importantes para proporcionar tudo o que as mudas de suculentas precisam para se desenvolver. Uma boa opção para esse tipo de planta é combinar húmus de minhoca com esterco animal e cascalho.

Como plantar mudas de suculentas: veja as diferentes formas

Com a planta e o vaso escolhidos e o solo preparado, é hora de ver definitivamente como fazer muda de suculenta. Existem duas formas para isso: na própria terra, já no vaso onde ela crescerá; e na água, onde será feito o enraizamento para, depois, ser plantada na terra. Confira:

Como fazer muda de suculenta com a folha

Fazer muda de suculenta com a folha de outra planta da mesma espécie é fácil. Comece retirando uma folha de suculenta saudável – pode ser da parte intermediária, pois é mais fácil de retirar. Em seguida, forre o fundo do vaso com o substrato orgânico e adicione adubo.

Fixe a folha da suculenta no solo e adicione terra seca por cima. Em seguida, leve o vaso para uma área com bastante luz solar. Regue a muda levemente, sem deixar a planta afogada, e repita o processo quando a terra estiver seca. Em breve, será possível notar as raízes nascendo ou novas folhas surgindo.

Como fazer muda de suculenta na água

Para fazer muda de suculenta na água, retire uma folha de suculenta saudável e deixe secar por um dia. Depois, encha um recipiente com água suficiente para que a extremidade da folha cortada fique submersa. Em seguida, coloque esse recipiente em um local que receba luz solar indireta.

A cada dois dias, troque a água para manter o ambiente limpo. Após algumas semanas, será possível notar o enraizamento das suculentas. Quando elas atingirem um comprimento adequado, transfira para um vaso, seguindo as dicas de como plantar mudas de suculenta. Regue levemente em seguida.

pessoa mexendo em vaso com plantas representando como fazer muda de suculenta

4 principais cuidados com a muda de suculenta

Viu como fazer muda de suculenta é uma tarefa simples? Depois que esse processo foi realizado, é necessário seguir uma rotina de cuidados para que a nova planta se desenvolva de forma saudável e bonita. Veja as principais dicas para quem tem ou quer ter um jardim em casa:

1. Atenção à rega

As suculentas são plantas bastante resistentes ao calor e à luz solar, mas demandam uma atenção com a rega. A dica é sempre estar de olho no substrato e na terra: se estiverem secos, é interessante regá-los. Isso porque o tempo de rega pode variar de acordo com cada região, temperatura e estação do ano.

2. Mantenha sempre na luz solar

Assim como a rega, a exposição à luz solar também é um cuidado importante. As suculentas precisam receber luz natural de quatro a seis horas por dia, pelo menos. No início, deixe a muda em contato com a luz matinal e, depois, aumente gradativamente o tempo de exposição ao sol até que ela se adapte.

3. Saiba quando trocar a suculenta de vaso

Conforme a planta cresce, o vaso usado para fazer a muda pode se tornar pequeno demais. Por isso, é importante notar quando ela precisará de mais espaço para continuar crescendo e realizar a transferência para um recipiente maior.

Após trocar o vaso, é possível reaproveitar o recipiente anterior para fazer uma nova muda. Com a prática, você pegará o jeito de como fazer muda de suculenta mais rápido e conseguirá aumentar sua “família de suculentas”.

4. Cuidado com as pragas

Por fim, é fundamental ter cuidado com as pragas, pois elas podem trazer riscos à saúde da muda e da suculenta já madura. Ao notar características suspeitas nas folhas, como manchas brancas ou escuras, remova o substrato e plante a suculenta em uma nova terra, limpa e seca.

Outra dica valiosa é aplicar remédios para plantas. Para prevenir o surgimento de novas pragas, é interessante apostar em pesticidas, que podem ser aplicados nas suculentas com a ajuda de pulverizadores. A frequência de aplicação do produto está nas orientações de cada fabricante.

Loja do Mecânico: tudo o que você precisa para jardinagem!

Agora que você já sabe como fazer muda de suculenta, que tal aproveitar e já garantir as ferramentas para jardinagem necessárias e botar em prática o que aprendeu? Na Loja do Mecânico, você encontra uma enorme variedade de equipamentos que ajudarão na rotina de cuidados com a suculenta. Confira!

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!