Produzido por:
Conheça a loja
Jardinagem

Como usar pulverizador manual: dicas para cada modelo

Ouça esse conteúdo
02. fevereiro. 2024
5. Min. de leitura
Resumo:

O pulverizador é um equipamento importante para profissionais de jardinagem, agricultura e serviços de limpeza. Afinal, ele ajuda a aplicar pesticidas, herbicidas, fertilizantes e produtos de higienização com mais facilidade e eficiência. Mas como usar o pulverizador manual?

Neste conteúdo, você verá como utilizar os diferentes modelos de pulverizador manual, as particularidades de cada um e dicas importantes de uso. Existem pulverizadores mais simples, para tarefas domésticas e jardineiros amadores, além de opções profissionais e com maior potência. Confira!

Primeiro: como funciona o pulverizador manual?

Antes de entender como usar esse equipamento, é importante saber como funciona o pulverizador manual. A ferramenta transforma líquidos em partículas pequenas, para serem aplicadas de diferentes formas.

Então, para que serve o pulverizador? Utilizado para a aplicação de herbicidas e pesticidas em jardins, tintas e revestimentos por pintores, assim como para a aplicação de produtos de limpeza em equipes de higienização e produtos químicos em diversas indústrias. Assim sendo, o pulverizador é um equipamento muito versátil.

No geral, o pulverizador conta com componentes como tanque, onde o líquido é armazenado; bomba ou mecanismo de pressurização, que pode ser manual ou automática; boquilha, local por onde o líquido é pulverizado; e, por fim, o gatilho, que controla a liberação do líquido pela boquilha.

Resumidamente, para saber como usar pulverizador manual, é só seguir um passo a passo básico: encher o tanque com o líquido desejado; fazer a pressurização, se necessário, com a ajuda de uma bomba manual; ajustar a boquilha para escolher o padrão de pulverização desejado; e, finalmente, pulverizar o líquido.

Modelos de pulverizador manual: como usar cada um?

Como vimos, existem diferentes modelos de pulverizador manual. No geral, o funcionamento é o mesmo, mas podem existir algumas características e funcionalidades divergentes. Por isso, é interessante entender cada um deles, para saber qual o melhor pulverizador manual para suas necessidades.

Pulverizador manual doméstico

Um dos modelos mais simples de pulverizador manual é o de uso doméstico. Ele pode ser utilizado para evitar o contato com produtos químicos agressivos, como solventes, ácidos ou tintas, e também para uso de álcool 70% líquido. Geralmente, é composto por um reservatório de plástico e bico com jato regulável.

Esse tipo de pulverizador manual é perfeito para quem tem jardim em casa e quer aplicar água ou pesticidas em suas plantas e flores. Também é ideal para tarefas domésticas, para aplicar produtos de limpeza em móveis, pias e pisos. Para utilizá-lo, basta encher o reservatório, fechar a tampa e acionar o gatilho.

Pulverizador costal manual

O pulverizador costal manual é um modelo com maior capacidade de pulverização e de armazenamento do líquido. É ideal para ser usado em horticultura, jardinagem, aplicação de impermeabilizantes e pesticidas. Também é um tipo de pulverizador para limpeza de móveis e bancos de jardim.

Esse modelo pode ser carregado nas costas do aplicador, o que facilita seu uso. Para utilizá-lo, prepare o líquido e encha o tanque, tomando cuidado para não ultrapassar a capacidade indicada. Em seguida, vista o pulverizador, ajustando as tiras, alças e cintos, regule a boquilha e pulverize o líquido uniformemente.

Pulverizador lateral manual

O pulverizador lateral manual é ideal para aplicar líquidos de maneira direcionada e é projetado para uso em áreas específicas e trabalhos localizados. Esse modelo pode ser usado para trabalhos agrícolas, hortas e jardins mais extensos, além de serviços de limpeza diversos.

Afinal, como usar pulverizador manual lateral? Basta preparar o líquido que será pulverizado, na concentração desejada; encher o tanque até a capacidade indicada; ajustar a boquilha para controlar o padrão e direção da pulverização; acionar o gatilho para liberar o líquido e direcioná-lo para as áreas a serem aplicadas.

pessoa aplicando produto em plantas demonstrando como usar pulverizador manual

Dicas importantes ao usar seu pulverizador manual

Agora que você já sabe como usar pulverizador manual, é importante conferir algumas dicas para tornar a aplicação ainda mais simples e eficaz para seus objetivos. Veja:

1. Atente-se ao líquido utilizado

Alguns modelos de pulverizadores não são compatíveis com solventes, ácidos ou álcool. Por isso, antes de usar o equipamento, certifique-se de que ele pode ser usado para pulverizar a substância desejada. Sempre fique de olho nas orientações do fabricante.

2. Verifique a pressão, caso seja necessário

Alguns modelos de pulverizadores manuais exigem a pressurização do tanque antes de começar a pulverização. Isso pode ser feito com uma bomba manual ou alavanca, para aumentar a pressão interna do tanque.

3. Lembre-se de sempre ajustar a boquilha

É importante saber como regular a vazão do pulverizador e, para isso, é preciso ajustar a boquilha. Através da regulagem, é possível escolher o padrão de pulverização desejado.

4. Higienize o tanque e a boquilha após o uso

Após usar o pulverizador, é fundamental higienizar o tanque e a boquilha. A limpeza ajuda a evitar obstruções e garante o bom funcionamento do equipamento para o próximo uso.

5. Siga as instruções de manutenção

Por falar em garantir um bom funcionamento, é importante seguir as orientações de manutenção do pulverizador de maneira regular. Assim, o equipamento vai durar mais tempo e continuará com sua eficácia e funcionalidade otimizadas.

Loja do Mecânico: aproveite e garanta já seu pulverizador manual

O conteúdo sobre como usar pulverizador manual te ajudou? Então, continue de olho no blog da Loja do Mecânico para conferir mais dicas de jardinagem e de praticidade para o seu dia a dia de trabalho ou hobby. Aproveite e conheça todos os modelos de pulverizadores disponíveis no site e no APP.

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!