O que é um gerador elétrico? Entenda a importância do equipamento
Não é de hoje que a falta de eletricidade prejudica atividades em diversas localidades do país. As quedas e falhas de energia atrapalham a produtividade em propriedades rurais, indústrias, empresas, além de afetar o dia a dia das pessoas nas residências. Nesse contexto, você sabe o que é um gerador elétrico?
Esse equipamento é justamente a solução para esse tipo de problema. O blog da Loja do Mecânico explica o que é e como funciona o gerador elétrico. Acompanhe a seguir.
Gerador elétrico: entenda o equipamento
O gerador elétrico é responsável por transformar a energia solar, mecânica ou química em potência elétrica. O equipamento possibilita o restabelecimento da eletricidade em um local.
Em outras palavras, ele tem a função de abastecer ambientes que necessitam de eletricidade. Por esse motivo, é adquirido para áreas distantes de grandes centros, como sítios, chácaras e fazendas.
O gerador de energia também é de extrema importância em lugares que necessitam de eletricidade constante, como usinas, indústrias, empresas e unidades de saúde — hospitais, PSFs e ambulatórios. Além disso, alguns imóveis residenciais utilizam o equipamento.
Peças de um gerador de energia
Como você já sabe o que é um gerador elétrico, é importante conhecer as peças do equipamento. O motor é um dos itens mais importantes, uma vez que tem a função de produzir força mecânica para o alternador.
O alternador, por sua vez, converte a energia recebida em eletricidade. Ele é formado por um rotor e por bobinas que funcionam por meio do estímulo eletromagnético.
O sistema de combustível também é fundamental. Ele abastece o motor, possibilitando o funcionamento do gerador. É composto de filtros, bombas de combustível e tanque de armazenamento.
Além dessas peças, o gerador elétrico tem bateria, sistema de arrefecimento (que controla a temperatura), exaustão (que possibilita a saída dos fluidos), entre outros elementos. Agora que você sabe o que é um gerador elétrico e quais são os componentes do aparelho, confira alguns modelos.
Tipos de gerador de energia
Existem alguns tipos de gerador elétrico, indicados para ambientes residenciais, agrícolas e empresariais. Eles funcionam a partir de combustíveis fósseis, como gás, diesel ou gasolina. Confira como funciona cada um deles a seguir.
Gerador a diesel e a gasolina
Comum em hospitais e indústrias, o gerador a diesel opera a partir da queima desse combustível. Logo após ser acionado, o equipamento puxa o ar interno.
Em seguida, o pistão comprime o ar, elevando a temperatura e queimando o diesel. O movimento aciona o alternador, possibilitando a transformação da força mecânica em energia.
Por sua vez, o equipamento a gasolina funciona de forma parecida — apenas usa outro combustível como matéria-prima. O aparelho é menor e menos potente do que o movido a diesel, sendo indicado apenas para quedas de energia isoladas, em residências ou espaços comerciais. Você sabe o que é um gerador elétrico a gasolina e a diesel, então, saiba mais sobre o aparelho a gás abaixo.
Gerador a gás
Como funciona o gerador de energia a gás? Esse equipamento tem uma vela de ignição. A partir do momento em que motor insere o gás e o ar nos cilindros, ela acende os elementos, resultando em um processo de combustão capaz de gerar energia.
Modos de operação de um gerador de energia
Os geradores de energia operam de diversos modos, sempre conforme as condições do ambiente onde estão instalados. A seguir, você confere alguns funcionamentos específicos do aparelho.
Base load
A operação em base load, ou potência primária, é apropriada para lugares onde o fornecimento de eletricidade é muito instável ou mesmo em áreas sem acesso à energia. Nesse modo, o gerador realiza a conversão energética de forma contínua.
Peak load
O modo peak load, ou potência de pico, geralmente é ativado para operar em horários de alto consumo de energia elétrica, como no fim da tarde e durante a noite.
Standby
O regime standby é específico para emergências, em que há a interrupção ou falhas de energia. Nesse modo, o gerador é ativado automaticamente quando ocorre a queda da eletricidade.
O gerador também opera em outros modos, como o paralelo — em que um ou mais equipamentos suprem a mesma carga — e o prime — no qual o grupo fica disponível por um período limitado. Nele, o volume utilizado deve variar entre 30% e 70%.
Importância do gerador em cada ambiente
Em ambientes industriais e corporativos, a ausência de um gerador implica interrupções dos processos produtivos. Isso pode acarretar atrasos e até prejuízos financeiros.
Em unidades de saúde, a falta do equipamento é ainda mais problemática, uma vez que interfere em atendimentos a pacientes e outros procedimentos, como exames e cirurgias. Portanto, algumas vidas podem ficar em risco.
Já em imóveis residenciais, a carência do aparelho afeta não apenas as atividades diárias — como estudos, banho, limpeza etc. —, mas também os momentos em família, como reuniões para assistir a filmes e séries.
Onde adquirir um gerador elétrico eficiente?
Neste texto, você viu o que é um gerador elétrico, como ele funciona e para que ele serve. Se busca um equipamento para garantir o fornecimento de eletricidade na sua propriedade, está no lugar certo.
O catálogo oferece diversos modelos, produzidos por empresas que são referência no assunto, como Branco, Schulz, Vonder, Toyama, CSM e muitas outras. Você também pode conferir dicas sobre processos produtivos, segurança, máquinas e equipamentos em outros artigos do blog da Loja do Mecânico — o lugar de quem faz.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!