Sistema trifásico: tudo o que você precisa saber
Se você está em busca de um equipamento para a sua indústria ou oficina, pode ser que em algum momento encontre aparelhos de sistema trifásico. É nessa hora que surgem diversas dúvidas sobre a utilização deles.
Pensando nisso, o Blog da Loja do Mecânico produziu um guia completo sobre como funciona o sistema trifásico. Assim, você terá mais facilidade no momento de adquirir o seu equipamento, seja ele um compressor, gerador de energia ou outro item.
O que é o sistema trifásico?
O sistema trifásico é uma rede que conta com três fases independentes com a mesma voltagem e que transportam corrente alternada em diferentes amplitudes. Como exemplo, vamos utilizar aqui a rede elétrica trifásica de 380V. Nela, são três fios, cada um com 220V, que entre fases atinge 380V de tensão.
Em equipamentos, o sistema elétrico trifásico é exatamente o mesmo. Vale destacar que ele pode ser utilizado em indústrias, áreas rurais, residenciais e no comércio. Quem faz a instalação é a fornecedora de energia do local.
Tensões trifásicas no Brasil
Um ponto que deve ser destacado aqui, é que no Brasil existem duas tensões trifásicas: 220V e 380V. Elas variam de acordo com cada estado. Porém, há algumas cidades em determinados estados que possuem as duas opções. É o caso de São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e outros.
Qual é a diferença entre sistema monofásico, bifásico e trifásico?
O sistema monofásico é feito por dois condutores elétricos, sendo um deles o condutor de fase, e o outro, um condutor neutro. Dessa maneira, a tensão elétrica desse sistema chega a 127V ou 220V nas instalações elétricas.
Já o sistema bifásico tem como característica a presença de três condutores: dois de fase e um neutro. Assim, a tensão de fase e linha pode variar entre 127/220V e 220/380V.
Esse tipo de rede elétrica tem um consumo que, em média, chega a 25.000W. Já o sistema trifásico se destaca por ter um condutor a mais e ainda contar com a capacidade de receber potências de até 75.000W.
Como saber se na sua casa ou empresa o sistema é trifásico?
É bem simples: basta olhar em sua conta de energia. Caso você não consiga localizar, também pode entrar em contato com a fornecedora que faz a distribuição de energia em sua região.
Outra forma é conferir se ela conta com três fios condutores de fase positiva e um fio neutro. Para isso, retire a tampa do quadro de luz e veja se consegue visualizar a presença de três fios conectados ao disjuntor geral.
Aparelhos trifásicos devem ser ligados em redes trifásicas
Os aparelhos com sistema trifásico precisam ser ligados em redes que suportam a sua tensão. Isso porque, caso você ligue o aparelho em uma rede elétrica que tenha uma tensão mais baixa do que a dele, o equipamento não vai ligar — ou simplesmente ligará, mas com baixíssima potência, e não será possível utilizá-lo.
Se for o contrário e a rede elétrica tiver maior tensão do que o aparelho, pode danificar o equipamento ou até mesmo queimá-lo. Por isso, é muito importante ficar atento a esse detalhe no momento de adquirir uma nova máquina ou ferramenta elétrica para a sua empresa.
Tente usar o aparelho com menor potência
Vamos usar como exemplo um gerador trifásico de 380V. Nesse caso, ele é como os demais aparelhos e também o sistema de rede elétrica, ou seja, tem três fases de 220V. Geralmente, os geradores vêm com os três fios de 220V e ainda contam com um fio neutro, que pode ajudar a utilizar o equipamento com menos potência.
Para isso, basta você fazer uma ligação de 220V monofásica, puxando uma fase e um neutro. Dessa maneira, só estará utilizando 30% da capacidade da potência do gerador, sem conseguir ter a potência total, já que ela só pode ser alcançada com a utilização das três fases e consequentemente os 380V.
Porém, mesmo com essa adequação que é possível ser feita, é muito importante ficar atento no momento de adquirir o gerador, isso porque há modelos que vem sem o fio neutro. Esse tem tensão única, ou seja, não tem tomada auxiliar e também não pode ser ligado no 220V, mas sim no maquinário que corresponde à tensão.
É possível alterar a rede elétrica para usar produtos trifásicos
Nesse caso, você deve ligar para a distribuidora de energia da sua região e informar que precisa de uma rede com sistema trifásico em seu estabelecimento ou residência, pois utiliza equipamentos trifásicos. Esse é um processo chamado de aumento de carga.
Vale ressaltar que para a concessionária de energia faz o trabalho até a sua “caixa de luz”. Sendo assim, após isso, é necessário preparar o padrão trifásico na sua residência. Para essa etapa, conte com a ajuda de um eletricista para fazer as adaptações necessárias no imóvel.
Tem que pagar alguma taxa?
Nesse caso, pode ser que você tenha que realizar o pagamento de uma taxa, já que a regulamentação vigente no Brasil determina que a ligação é gratuita, desde que não seja necessário adicionar fases em tensão superior a 2,3 kV. Sendo assim, até 50 kV, a adição é feita sem que sejam cobradas tarifas.
Vantagens do sistema trifásico
Dentre as vantagens desse sistema está o fato de que ele evita que aconteçam quedas inoportunas de energia. Podemos observar outro benefício se realizar uma comparação entre o sistema monofásico e trifásico.
Fato é que o segundo tem o dobro de potência em relação ao primeiro sistema. Além disso, você também vai poder utilizar tranquilamente equipamentos que possuam motores elétricos trifásicos, sem correr o risco de danificá-lo ou até mesmo comprometer a energia do local.
Blog da Loja do Mecânico: saiba tudo sobre diversas áreas de trabalho
Aqui, no Blog da Loja do Mecânico, você pode aprender muita coisa sobre diversas áreas de trabalho e equipamentos. Inclusive, é possível saber como funciona um gerador de energia. Então, aproveite os nossos conteúdos e continue nos acompanhando para se manter informado sobre as diferentes tarefas na indústria.
FAQ
Quando deve ser utilizado o sistema trifásico?
O sistema trifásico deve ser utilizado em situações na qual a região, casa, indústria ou algum outro tipo de estabelecimento precise de maior eficiência e potência de energia.
De maneira geral, essa rede é mais indicada para locais que possuam equipamentos elétricos nos quais a soma de potências ultrapasse os 8.000W. Além disso, ela pode ser utilizada quando no lugar houver equipamentos trifásicos.
Qual tipo de disjuntor usar no sistema trifásico?
Se você for adquirir um disjuntor, que é um item que serve para proteger as instalações elétricas de curtos-circuitos e sobrecargas, para um local onde o sistema é trifásico, é necessário optar por um no qual o número de polos seja igual a quantidade de fases da rede, ou seja, o disjuntor precisa ser tripolar.
Qual fio é usado no padrão trifásico?
O cabo trifásico é o ideal para ser utilizado em trabalhos em redes trifásicas. Inclusive, ele é muito útil para a alimentação de máquinas, pois aguenta bastante corrente elétrica.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!