Tipos de enxada: quais são e para quais funções são ideais?
Conhecer os tipos de enxada é essencial para garantir a produtividade na agricultura e jardinagem. Os diferentes modelos facilitam muito o seu dia a dia para cultivar e fazer a manutenção de jardins e plantações.
Por isso, antes de comprar essa ferramenta, é válido conhecer as versões disponíveis no mercado. O blog da Loja do Mecânico explica quais são os tipos de enxada e para que servem. Acompanhe.
Importância da enxada na jardinagem e agricultura
Essa ferramenta é uma velha conhecida dos agricultores e desempenha um papel importante no setor agrícola. Ela é amplamente usada para retirar ervas daninhas, abrir buracos e afofar a terra para plantar sementes.
Apesar de o setor ter evoluído e contar com máquinas que fazem esse serviço, ainda há pequenas fazendas e sítios que usam a enxada. Muitas vezes, elas não dispõem de recursos para implantar máquinas. Então, o trabalho manual é amplamente usado.
Além disso, a enxada é de grande utilidade para manutenção de jardins domésticos, cultivo de hortas e plantas ornamentais. Ela pode ser usada para descompactar o solo, misturar adubos e cavar buracos para plantar mudas.
Principais tipos de enxada
A enxada é uma das ferramentas mais antigas e versáteis que, ao longo do tempo, foi ganhando recursos para aumentar o desempenho. Cada modelo é adequado para determinada função. Veja os principais tipos a seguir.
Enxada comum
Essa versão é uma das mais populares usadas na agricultura e jardinagem. A ferramenta tem uma lâmina acoplada a um cabo para os trabalhadores cavarem a terra e capinarem terrenos.
Esse é um dos tipos de enxada fabricada com lâminas estreitas ou largas. Por isso, é de grande utilidade para a construção civil. Nesse segmento, é possível usá-la para misturar argamassa ou coletar pequenas quantidades de pedras.
Enxadão
O enxadão é mais eficiente que o modelo anterior para arar a terra, já que possui lâmina grossa. Ele também conta com a lateral comprida e reta, o que possibilita fazer cortes profundos no solo.
Além de ser uma boa enxada para capinar, o enxadão é útil para cobrir áreas pequenas com terra. Portanto, é ideal para nivelar terrenos para obras e preparar o local para o cultivo de plantas e vegetais.
Enxadinha
A enxadinha é um dos modelos mais indicados para jardineiros ou entusiastas que amam cuidar do próprio jardim. Como é compacta e leve, pode ser usada com apenas uma das mãos.
Os modelos com lâminas de aço e cabo de madeira são ideais para abrir valos e arar canteiros. A ferramenta é de grande utilidade para jardinagem, paisagismo e cultivo de hortas caseiras.
Enxada sacho
Assim como o modelo anterior, a enxada sacho é pequena e pode ser facilmente manuseada com uma das mãos. A ferramenta lembra uma picareta e conta com duas lâminas, sendo que uma delas é bifurcada.
Esse é um dos tipos de enxada adequados para quebrar torrões de terra, fazer buracos e remover raízes. Além disso, como tem a parte da lâmina estreita, dá para afofar a terra em volta de outras plantas sem danificar.
Enxada rotatória
A enxada rotatória é uma versão mais moderna, ideal para aumentar a produtividade no campo. Ela é fabricada com lâminas que giram ao redor do seu eixo, então, faz movimentos rotativos que minimizam o esforço físico durante o manuseio.
A ferramenta é amplamente utilizada em diferentes aplicações na agricultura e em obras. Com ela, é possível preparar o solo para o plantio e formar canteiros com facilidade. Além disso, ela é útil para incorporar fertilizantes e adubos na terra, pois permite misturar esses componentes uniformemente.
Dicas para escolher a melhor enxada
A escolha da ferramenta vai depender do tipo de trabalho e do tipo de solo. Por exemplo, para capinar, os modelos de enxada com lâmina reta e larga são mais adequados.
Para afofar a terra e cavar buracos, prefira a enxada sacho: sua lâmina estreita penetra na terra facilmente. Quanto ao tipo de solo, os arenosos são fáceis de afofar, então, a enxadinha pode ser uma boa opção.
Existem, ainda, as ferramentas ergonômicas que trazem conforto para tarefas prolongadas. As enxadas de cabo curto, por exemplo, são ideais para manutenções de jardins e hortas caseiras. Já as de cabo longo são confortáveis para cavar e arar o solo.
Cuidados essenciais com a enxada
Independentemente do modelo, é fundamental tomar alguns cuidados para a sua enxada durar mais tempo. A seguir, confira dicas de manutenção e prolongue a vida útil da ferramenta:
- sempre remova resíduos de terra do cabo e da lâmina com água;
- seque a enxada muito bem para evitar que a lâmina enferruje;
- lubrifique a lâmina com óleo específico para protegê-la da corrosão;
- afie a lâmina frequentemente para manter o desempenho da ferramenta e prolongar sua vida útil;
- proteja a enxada da umidade para conservar a lâmina e o cabo intactos.
As melhores enxadas estão na Loja do Mecânico
Agora que você conhece os tipos de enxada, fica mais fácil escolher a ideal para suas tarefas. Na Loja do Mecânico, você encontra uma grande variedade para atender às suas expectativas. Confira o departamento de jardinagem e adquira sua ferramenta agora mesmo.
Quem escreve
A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!