Produzido por:
Conheça a loja
Jardinagem

Tipos de suculenta: conheça 12 espécies e os principais cuidados

Ouça esse conteúdo
29. janeiro. 2024
6. Min. de leitura
Resumo:

As suculentas estão entre as plantas queridinhas de quem pratica jardinagem, principalmente os iniciantes. Isso porque elas são fáceis de cuidar e não demandam rega frequente. Mas você sabia que existem milhares de tipos de suculenta?

Cada uma dessas espécies de suculentas apresenta características e aparências únicas. Porém, todas têm algo em comum: folhas, troncos ou caules “gordinhos”, o que acontece devido ao acúmulo de água em seu interior – inclusive, é daí que vem o nome “suculenta”.

Se você tem curiosidade para saber mais sobre os diferentes tipos de suculenta ou deseja montar um jardim na sua casa, listamos algumas das espécies mais comuns no conteúdo abaixo. Dividimos a seleção entre suculentas que sobrevivem bem na sombra, as que precisam de maior exposição ao sol e os tipos mais raros. Confira!

Suculentas de sombra

As suculentas de sombra são ideais para quem vive em ambientes com pouca luminosidade, como apartamentos sem varanda. Também é uma boa opção para quem quer decorar a mesa do escritório, por exemplo, já que resistem bem sem receber luz direta. Veja quais os tipos de suculentas gostam de sombra:

1. Suculenta zebra (Haworthia fasciata)

A Haworthia Fasciata é uma suculenta caracterizada pelas folhas verdes pequenas, com ponta triangular e pontinhas brancas na parte externa. Por isso, seu nome popular é “suculenta zebra”. Ela é resistente a baixas temperaturas e lida bem com ambientes escuros.

2. Orelha de Shrek (Crassula ovata gollum)

As suculentas Crassula ovata gollum são chamadas popularmente de “Orelha de Shrek”. Isso porque suas folhas possuem um formato tubular que remete ao personagem do desenho animado. Sua origem é a África do Sul e pode atingir até 80 cm de altura.

3. Planta jade (Crassula ovata)

Ainda entre os tipos de suculenta da espécie Crassula, também existe a “Planta Jade”, com folhas verde-escuro ovaladas, podendo chegar a dois metros de altura. Ela deve ser regada a cada 15 dias e sobrevive bem em ambientes com sol direto ou meia-sombra.

4. Barba-de-Moisés (Soleirolia Soleirolii)

A suculenta Barba-de-Moisés tem pequeno porte e é caracterizada por folhas verdes e pequenas. Ela pode ser usada para forrar jardins ou cultivada em vasos e jardins verticais. Essa planta deve ficar à meia-sombra ou sombra total e precisa ser regada a cada dois dias.

Suculentas de sol

As suculentas de sol são aquelas que precisam receber bastante luminosidade para sobreviver. Por isso, são ideais para decorar varandas, janelas ou serem cultivadas em jardins externos. A seguir, veja alguns desses tipos de suculentas e como cuidar dessas espécies.

1. Rosa-de-pedra (Echeveria carnicolor)

A suculenta Echeveria carnicolor, conhecida popularmente como “rosa-de-pedra”, gosta da luz solar, principalmente no período da manhã. Ela é caracterizada por folhas “gordinhas” com ponta fina e pelos seus tons avermelhados e arroxeados. No verão, regue até três vezes na semana; no inverno, a cada 15 dias.

2. Sedum dourado (Sedum Adolphi)

Essa suculenta é uma ótima opção para quem possui jardins externos, pois pode receber luz solar direta por grande quantidade de tempo. Além disso, requer pouca rega, podendo receber água uma vez por semana. Ela é caracterizada por folhas verdes e pontiagudas, que se tornam douradas com o tempo.

3. Rabo-de-burro (Sedum morganianum)

A suculenta rabo-de-burro é caracterizada por folhas gordinhas e curtas, que parecem gominhos e costumam ficar pendentes no vaso. Elas são sensíveis aos toques e necessitam de boa ventilação e luminosidade.

4. Sempre-viva-dos-telhados (Sempervivum tectorum)

A suculenta Sempervivum Tectorum, chamada popularmente de “sempre-viva-dos-telhados”, possui folhas verdes com pontas avermelhadas. Vista de cima, lembra uma rosa. Ela deve receber luz solar e demanda uma rega espaçada, em torno de uma ou duas vezes no mês.

Tipos de suculentas raras

Existem, ainda, algumas suculentas raras, que são mais difíceis de serem encontradas em lojas especializadas. Porém, vale a menção por terem características especiais e serem muito charmosas. Saiba mais sobre essas suculentas, tipos e nomes a seguir.

  • Haworthia Cuspidata Variegata

Essa planta é parecida com a suculenta-zebra por conter folhas grossas e manchas brancas. A diferença é que essas manchas são em formato de bolinhas, e não de listras. Ela possui origem africana e gosta de sol, apesar de também tolerar temperaturas frias.

  • Lótus de fogo (Echeveria Purpusorum)

A lótus de fogo, chamada cientificamente de Echeveria purpusorum, possui folhas verdes com pontas levemente rosadas ou esbranquiçadas. Vendo de cima, ela também lembra o formato de uma rosa. Essa espécie é tolerante à seca e requer pouca água.

  1. Grama espiral (Moraea Tortilis)

Esse é um dos tipos de suculentas raras que mais geram curiosidade, pois apresentam folhas verdes-claras que crescem em formato de espiral. Elas são bem resistentes à seca e melhor cultivadas em solos aerados e fertilizados. Nativa da Namíbia e África do Sul, ela acresce até 15 cm.

  1. Cacto-pedra (Lithops karasmontana)

A cacto-pedra, de nome científico Lithops karasmontana, tem crescimento lento e sua aparência lembra muito uma pedra – por isso o nome. Ela é arredondada com pequenas manchas esverdeadas e amarronzadas na parte de cima. Sua origem é a África do Sul e a Namíbia.

O que não pode faltar para ter uma suculenta em casa

Agora que você já conhece alguns tipos de suculenta, que tal conhecer mais sobre como cuidar dessa planta tão especial? Para quem quer saber como montar um jardim com suculentas, aqui vão algumas dicas essenciais:

  • prepare a terra, misturando areia e substrato com compostos orgânicos. Isso fornece todos os nutrientes necessários para a suculenta;
  • escolha um recipiente com furos na base. Isso irá drenar a água da rega e impedir que sua planta se afogue;
  • quando a planta crescer, atente-se à necessidade de trocá-la de vaso. Assim, ela tem espaço para continuar crescendo saudável;
  • proteja a suculenta contra pragas. Para isso, conte com a ajuda de pesticidas;
  • se quiser ampliar seu jardim, experimente fazer uma muda de suculenta.

Loja do mecânico: tudo à mão em um só lugar para seu jardim

Para cuidar bem das suas suculentas, é preciso contar com as melhores ferramentas. A Loja do Mecânico tem tudo à mão em um só lugar para ajudar você na rotina de jardinagem, seja como hobby ou atividade profissional. Confira e aproveite os descontos do app!

Quem escreve

A Loja do Mecânico é especializada em máquinas e ferramentas para ajudar no dia a dia de profissionais e iniciantes. Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a Loja do Mecânico conta com unidades em diversas localidades no Brasil. Aqui, quem faz tem tudo que precisa, e ainda conta com dicas de especialistas no blog!